Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1742
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET DO IF GOIANO
Other Titles: Motivation of Students in the Technical Course in Computer Science for Internet at IF Goiano
metadata.dc.creator: Fernandes, Flávia Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Monteiro, Vívian de Faria Caixeta
metadata.dc.contributor.referee1: da Silva, Simônia Peres
metadata.dc.contributor.referee2: Boaventura, Geísa d´Ávila Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: De acordo com o Plano Estratégico de Permanência e Êxito do IF Goiano e também com as percepções em sala de aula, verifica-se que há vários motivos que podem ocasionar a evasão nos cursos técnicos em institutos federais. Nessa perspectiva, este Projeto de Intervenção Pedagógica tem como objetivo motivar os estudantes nas atividades escolares, a fim de despertar maior interesse pelo curso e minimizar a evasão. O Projeto foi implementado no Curso Técnico em Informática para Internet (Integrado ao Ensino Médio e Concomitante/Subsequente) do Campus Campos Belos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, onde foram realizadas oficinas por meio de encontros virtuais via Google Meet para trabalhar temas de suma importância para a formação humana e motivação dos estudantes, a saber: gestão do tempo, inteligência emocional, mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI), treinamento e participação na XXII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Portanto, o processo de implementação evidenciou resultados relevantes e exerceu uma influência positiva sobre o desempenho geral dos estudantes, em que foram observados progressos em cada etapa executada, e também auxiliou no desenvolvimento de habilidades essenciais como organização do tempo, gestão das emoções, raciocínio lógico, abstração algorítmica e pensamento computacional.
Abstract: According to the IF Goiano Strategic Plan for Permanence and Success and also with the perceptions in the classroom, it appears that there are several reasons that can cause dropout in technical courses at federal institutes. In this perspective, this Pedagogical Intervention Project aims to motivate students in school activities, in order to arouse greater interest in the course and minimize dropout. The Project was implemented in the Technical Course in Computer Science for Internet (Integrated to Secondary and Concurrent / Subsequent Education) at Campus Campos Belos, from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás, where workshops were held through virtual meetings via Google Meet to work on topics of utmost importance for the human education and motivation of students, namely: time management, emotional intelligence, job market in the area of Information Technology (IT), training and participation in the XXII Brazilian Olympics in Informatics (OBI). Therefore, the implementation process showed relevant results and had a positive influence on the students' general performance, in which progress was observed in each step performed, and also helped in the development of essential skills such as time organization, management of emotions, logical reasoning , algorithmic abstraction and computational thinking.
Keywords: Evasão
Informática
Motivação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1742
Issue Date: 30-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_Flávia Gonçalves Fernandes.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.