Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Monteiro, Vívian de Faria Caixeta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1619630051037589pt_BR
dc.contributor.referee1da Silva, Simônia Peres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0010695627511847pt_BR
dc.contributor.referee2Boaventura, Geísa d´Ávila Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9965890566863666pt_BR
dc.creatorFernandes, Flávia Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3819488643372875pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-22T21:28:06Z-
dc.date.available2021-04-22-
dc.date.available2021-04-22T21:28:06Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1742-
dc.description.abstractAccording to the IF Goiano Strategic Plan for Permanence and Success and also with the perceptions in the classroom, it appears that there are several reasons that can cause dropout in technical courses at federal institutes. In this perspective, this Pedagogical Intervention Project aims to motivate students in school activities, in order to arouse greater interest in the course and minimize dropout. The Project was implemented in the Technical Course in Computer Science for Internet (Integrated to Secondary and Concurrent / Subsequent Education) at Campus Campos Belos, from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás, where workshops were held through virtual meetings via Google Meet to work on topics of utmost importance for the human education and motivation of students, namely: time management, emotional intelligence, job market in the area of Information Technology (IT), training and participation in the XXII Brazilian Olympics in Informatics (OBI). Therefore, the implementation process showed relevant results and had a positive influence on the students' general performance, in which progress was observed in each step performed, and also helped in the development of essential skills such as time organization, management of emotions, logical reasoning , algorithmic abstraction and computational thinking.pt_BR
dc.description.resumoDe acordo com o Plano Estratégico de Permanência e Êxito do IF Goiano e também com as percepções em sala de aula, verifica-se que há vários motivos que podem ocasionar a evasão nos cursos técnicos em institutos federais. Nessa perspectiva, este Projeto de Intervenção Pedagógica tem como objetivo motivar os estudantes nas atividades escolares, a fim de despertar maior interesse pelo curso e minimizar a evasão. O Projeto foi implementado no Curso Técnico em Informática para Internet (Integrado ao Ensino Médio e Concomitante/Subsequente) do Campus Campos Belos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, onde foram realizadas oficinas por meio de encontros virtuais via Google Meet para trabalhar temas de suma importância para a formação humana e motivação dos estudantes, a saber: gestão do tempo, inteligência emocional, mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI), treinamento e participação na XXII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Portanto, o processo de implementação evidenciou resultados relevantes e exerceu uma influência positiva sobre o desempenho geral dos estudantes, em que foram observados progressos em cada etapa executada, e também auxiliou no desenvolvimento de habilidades essenciais como organização do tempo, gestão das emoções, raciocínio lógico, abstração algorítmica e pensamento computacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flavia Goncalves Fernandes (flavia.goncalves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-04-22T20:17:31Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Flávia Gonçalves Fernandes.pdf: 1145057 bytes, checksum: 1bee67868f7f3b0d9d948c52c4eea8b5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-22T21:26:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Flávia Gonçalves Fernandes.pdf: 1145057 bytes, checksum: 1bee67868f7f3b0d9d948c52c4eea8b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-22T21:28:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Flávia Gonçalves Fernandes.pdf: 1145057 bytes, checksum: 1bee67868f7f3b0d9d948c52c4eea8b5 (MD5) Previous issue date: 2021-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBORDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2015. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Ministério da Educação, 1996. CURY, Augusto. Gestão da emoção: Técnicas de coaching emocional para gerenciar a ansiedade. São José dos Campos: Benvirá. 2020, 200 p. DORE, R.; LUSCHER, A. Z.. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa. v.41, n.144, p.770-789, 2011. DUCLOS, G. et al. A autoestima dos adolescentes. São Paulo: Paulus, 2018. FERREIRA, A. B. H.. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.. A experiência do trabalho e a educação básica. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M.. Ensino médio integrado: concepções e contradições. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2010. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Plano Estratégico de Permanência e Êxito. 2018. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/selecoes-internas/476-ensino/permanencia/12126-instituto-apresenta-resultados-do-plano-estrategico-de-permanencia-e-exito-2.html. Acesso em: 05 mai. 2020. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Regulamento dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Goiânia, 2014. KUENZER, A.. Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2015. MEKSENAS, P.. Sociologia da educação: uma introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2012. PATTO, M. H. S.. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2019. SAVIANI, D.. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde. v.1, n.1, p.131-152, 2003. SILVA, M. R.. Ensino médio integrado: travessias. Campinas: Mercado de Letras, 2013. SOUSA, A. A. et al. Evasão escolar no ensino médio: velhos ou novos dilemas? Revista Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 13, n. 1, p. 25-37, 2011.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET DO IF GOIANOpt_BR
dc.title.alternativeMotivation of Students in the Technical Course in Computer Science for Internet at IF Goianopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Flávia Gonçalves Fernandes.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.