Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1740
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS COMO FUNDAMENTO PARA O ENSINO DE PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
metadata.dc.creator: Cruz, Weldna Cássia Damascena
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Kleyfton Soares da
metadata.dc.description.resumo: Observa-se que a integração de elementos didático-pedagógicos visando um ensino mais significativo ainda é um desafio para professores e alunos, o que acaba tornando os conteúdos cada vez mais fragmentados e descontextualizados, seja na teoria ou na prática. Este trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática para o ensino de “Processos de Separação de Misturas” no 1º ano do Ensino Médio, com base na Teoria das Situações Didáticas (TSD). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que foram consultadas obras relacionadas ao ensino de separação de misturas para auxiliar na construção de uma sequência didática de química. Adicionalmente, foram sugeridas atividades dentro das quatro fases da TSD, a saber: ação, formulação, validação e institucionalização. Dessa forma, buscou-se possibilitar melhor compreensão do conteúdo, visando uma aprendizagem colaborativa entre professor e aluno. Espera-se que esta pesquisa amplie as possibilidades didático-pedagógicas para o ensino de separação de misturas, a partir da construção de novos conhecimentos, articulando desenvolvimento e protagonismo, criando condições que permitam a autonomia do aluno.
Abstract: It is observed that the integration of didactic-pedagogical elements aiming at a more meaningful teaching is still a challenge for teachers and students, which ends up making the contents increasingly fragmented and decontextualized, whether in theory or in practice. This work aimed to propose a didactic sequence for the teaching of “Mixture Separation Processes” in the 1st year of High School, based on the Theory of Didactic Situations (TSD). This is a bibliographic and documentary research, in which papers related to the teaching of the separation of mixtures were consulted to assist in the construction of a didactic sequence of chemistry. Additionally, activities within the four phases of the TSD were suggested, namely: action, formulation, validation and institutionalization. Thus, we sought to enable a better understanding of the content, aiming at a collaborative learning between teacher and student. It is expected that this research will expand the didactic-pedagogical possibilities for teaching the separation of mixtures, based on the construction of new knowledge, articulating development and protagonism, creating conditions that allow the student's autonomy.
Keywords: SEQUÊNCIA DIDÁTICA; SEPARAÇÃO DE MISTURAS; TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1740
Issue Date: 30-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo - WELDNA.pdf473,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.