Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Kleyfton Soares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040257542465304pt_BR
dc.creatorCruz, Weldna Cássia Damascena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3622500874611731pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-22T20:55:06Z-
dc.date.available2021-04-20-
dc.date.available2021-04-22T20:55:06Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1740-
dc.description.abstractIt is observed that the integration of didactic-pedagogical elements aiming at a more meaningful teaching is still a challenge for teachers and students, which ends up making the contents increasingly fragmented and decontextualized, whether in theory or in practice. This work aimed to propose a didactic sequence for the teaching of “Mixture Separation Processes” in the 1st year of High School, based on the Theory of Didactic Situations (TSD). This is a bibliographic and documentary research, in which papers related to the teaching of the separation of mixtures were consulted to assist in the construction of a didactic sequence of chemistry. Additionally, activities within the four phases of the TSD were suggested, namely: action, formulation, validation and institutionalization. Thus, we sought to enable a better understanding of the content, aiming at a collaborative learning between teacher and student. It is expected that this research will expand the didactic-pedagogical possibilities for teaching the separation of mixtures, based on the construction of new knowledge, articulating development and protagonism, creating conditions that allow the student's autonomy.pt_BR
dc.description.resumoObserva-se que a integração de elementos didático-pedagógicos visando um ensino mais significativo ainda é um desafio para professores e alunos, o que acaba tornando os conteúdos cada vez mais fragmentados e descontextualizados, seja na teoria ou na prática. Este trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática para o ensino de “Processos de Separação de Misturas” no 1º ano do Ensino Médio, com base na Teoria das Situações Didáticas (TSD). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que foram consultadas obras relacionadas ao ensino de separação de misturas para auxiliar na construção de uma sequência didática de química. Adicionalmente, foram sugeridas atividades dentro das quatro fases da TSD, a saber: ação, formulação, validação e institucionalização. Dessa forma, buscou-se possibilitar melhor compreensão do conteúdo, visando uma aprendizagem colaborativa entre professor e aluno. Espera-se que esta pesquisa amplie as possibilidades didático-pedagógicas para o ensino de separação de misturas, a partir da construção de novos conhecimentos, articulando desenvolvimento e protagonismo, criando condições que permitam a autonomia do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Weldna Cássia Damascena Cruz (2019106301140167@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-20T22:35:24Z No. of bitstreams: 1 Artigo - WELDNA.pdf: 484614 bytes, checksum: 9382d044460d35e4379055030fc7aea7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-22T20:54:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo - WELDNA.pdf: 484614 bytes, checksum: 9382d044460d35e4379055030fc7aea7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-22T20:55:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo - WELDNA.pdf: 484614 bytes, checksum: 9382d044460d35e4379055030fc7aea7 (MD5) Previous issue date: 2021-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSEQUÊNCIA DIDÁTICA; SEPARAÇÃO DE MISTURAS; TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS COMO FUNDAMENTO PARA O ENSINO DE PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - WELDNA.pdf473,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.