Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1740
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Kleyfton Soares da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9040257542465304 | pt_BR |
dc.creator | Cruz, Weldna Cássia Damascena | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3622500874611731 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-22T20:55:06Z | - |
dc.date.available | 2021-04-20 | - |
dc.date.available | 2021-04-22T20:55:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1740 | - |
dc.description.abstract | It is observed that the integration of didactic-pedagogical elements aiming at a more meaningful teaching is still a challenge for teachers and students, which ends up making the contents increasingly fragmented and decontextualized, whether in theory or in practice. This work aimed to propose a didactic sequence for the teaching of “Mixture Separation Processes” in the 1st year of High School, based on the Theory of Didactic Situations (TSD). This is a bibliographic and documentary research, in which papers related to the teaching of the separation of mixtures were consulted to assist in the construction of a didactic sequence of chemistry. Additionally, activities within the four phases of the TSD were suggested, namely: action, formulation, validation and institutionalization. Thus, we sought to enable a better understanding of the content, aiming at a collaborative learning between teacher and student. It is expected that this research will expand the didactic-pedagogical possibilities for teaching the separation of mixtures, based on the construction of new knowledge, articulating development and protagonism, creating conditions that allow the student's autonomy. | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa-se que a integração de elementos didático-pedagógicos visando um ensino mais significativo ainda é um desafio para professores e alunos, o que acaba tornando os conteúdos cada vez mais fragmentados e descontextualizados, seja na teoria ou na prática. Este trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática para o ensino de “Processos de Separação de Misturas” no 1º ano do Ensino Médio, com base na Teoria das Situações Didáticas (TSD). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que foram consultadas obras relacionadas ao ensino de separação de misturas para auxiliar na construção de uma sequência didática de química. Adicionalmente, foram sugeridas atividades dentro das quatro fases da TSD, a saber: ação, formulação, validação e institucionalização. Dessa forma, buscou-se possibilitar melhor compreensão do conteúdo, visando uma aprendizagem colaborativa entre professor e aluno. Espera-se que esta pesquisa amplie as possibilidades didático-pedagógicas para o ensino de separação de misturas, a partir da construção de novos conhecimentos, articulando desenvolvimento e protagonismo, criando condições que permitam a autonomia do aluno. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Weldna Cássia Damascena Cruz (2019106301140167@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-20T22:35:24Z No. of bitstreams: 1 Artigo - WELDNA.pdf: 484614 bytes, checksum: 9382d044460d35e4379055030fc7aea7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-22T20:54:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo - WELDNA.pdf: 484614 bytes, checksum: 9382d044460d35e4379055030fc7aea7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-04-22T20:55:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo - WELDNA.pdf: 484614 bytes, checksum: 9382d044460d35e4379055030fc7aea7 (MD5) Previous issue date: 2021-03-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Campos Belos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | SEQUÊNCIA DIDÁTICA; SEPARAÇÃO DE MISTURAS; TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS COMO FUNDAMENTO PARA O ENSINO DE PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - WELDNA.pdf | 473,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.