Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1739
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Autor(es): | Santana, Wellingtânia Ferreira |
Primeiro Orientador: | Silva, Kleyfton Soares da |
Primeiro Membro da Banca: | Cabral, Laíse do Nascimento |
Segundo Membro da Banca: | Silva, Cristiano Marinho da |
Resumo: | Este trabalho traz em seu corpo reflexões sobre a importância dos jogos didáticos virtuais ou jogos didáticos digitais para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Sabemos que a matemática é uma disciplina de difícil assimilação pelos alunos, causando desinteresse e baixo desempenho escolar e uma possível causa seja o método de ensino tradicional, deixando a matemática uma ciência abstrata, sem relação com o cotidiano. Como uma alternativa para facilitar a assimilação dos conteúdos matemáticos, pode-se utilizar os jogos educativos digitais como complemento ao processo de ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi refletir sobre a eficiência do uso dos jogos digitais virtuais educativos como recurso didático para auxiliar no desempenho dos alunos nas aulas de matemática. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico foi conduzida a partir do levantamento na plataforma Google Acadêmico, dos quais foram extraídos artigos e monografias, para analisar a pertinência e funcionamento dos jogos didáticos. |
Abstract: | This work brings reflections on the importance of virtual games for the teaching and learning process of Mathematics. We know that mathematics is a discipline that is difficult for students to assimilate, causing disinterest and poor school performance and a possible cause is the traditional teaching method, leaving mathematics an abstract science, unrelated to everyday life. And as an alternative to facilitate the assimilation of mathematical content, it is using digital educational games as a complement to the teaching-learning process. The objective of this research was to reflect on the efficiency of the use of virtual educational digital games as a didactic resource to help students' performance in math classes. The qualitative and bibliographic research was conducted from the survey on the Google Scholar platform, from which articles and monographs were extracted, to analyze the relevance and functioning of educational games. |
Palavras-chave: | Jogos Didáticos Digitais. Processo de Ensino Aprendizagem. Matemática. |
Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Campos Belos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1739 |
Data do documento: | 30-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A IMPORTANCIA DOS JOGOS DIDATICOS VIRTUAIS PARA O ENSINO.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.