Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1738
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Other Titles: The use of information and communication technologies in the initial training of mathematics teachers
metadata.dc.creator: Araújo, Luiz Marles Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes, Flávia Gonçalves
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem por objetivo central entender os apontamentos das dissertações sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial do professor de Matemática. Apontando a necessidade do uso de novas ferramentas à formação inicial e que estas sejam incorporadas à prática do futuro professor de matemática, pois esta precisa desenvolver ações inovadoras que viabilizem a criação de metodologias alternativas para auxiliar seus alunos em favor à sua compreensão de conteúdo, destacando a importância de se adequar às mudanças da sociedade. Sendo assim, seguindo a perspectiva de uma pesquisa qualitativa, analisamos dissertações do catálogo de teses e dissertações da Capes, afim de identificar e selecionar os principais trabalhos em acordo a temática desta pesquisa. E também se pondera sobre as tecnologias e educação em tempos de pandemia no Brasil. Como resultado da pesquisa compreende-se a importância da adoção das TIC em ambientes de formação de profissionais que atuarão na educação básica e, consequentemente, difundir a cultura digital nesses ambientes, sem utilizar a tecnologia como meio de impedir ou dificultar o trabalho do professor em seu espaço de trabalho.
Abstract: This article aims at the central meaning of the notes of the dissertations on the use of Information and Communication Technologies in the initial formation of the mathematics teacher. Pointing out the need to use new tools for initial training and that these be incorporated into the practice of the future mathematics teacher, as this needs to develop innovative actions that enable the creation of alternative methodologies for its auxiliary students in favor of their content understanding, highlighting the importance of adapting to changes in society. Therefore, following the perspective of a qualitative research, we analyze dissertations from the Capes thesis and dissertations catalog, in order to identify and select the main works in agreement with the theme of this research. And we also think about technologies and education in times of pandemic in Brazil. As a result of the research, it is understood the importance of adopting TIC in training environments for professionals who will work in basic education and, consequently, spreading a digital culture in environments, without using technology as a means to prevent or hinder the work of the teacher in your workspace.
Keywords: Formação Inicial
TIC
Ensino-aprendizagem de matemática
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1738
Issue Date: 29-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_Luiz Marles Rodrigues de Araújo.pdf473,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.