Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1738
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Título(s) alternativo(s): | The use of information and communication technologies in the initial training of mathematics teachers |
Autor(es): | Araújo, Luiz Marles Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Flávia Gonçalves |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo central entender os apontamentos das dissertações sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial do professor de Matemática. Apontando a necessidade do uso de novas ferramentas à formação inicial e que estas sejam incorporadas à prática do futuro professor de matemática, pois esta precisa desenvolver ações inovadoras que viabilizem a criação de metodologias alternativas para auxiliar seus alunos em favor à sua compreensão de conteúdo, destacando a importância de se adequar às mudanças da sociedade. Sendo assim, seguindo a perspectiva de uma pesquisa qualitativa, analisamos dissertações do catálogo de teses e dissertações da Capes, afim de identificar e selecionar os principais trabalhos em acordo a temática desta pesquisa. E também se pondera sobre as tecnologias e educação em tempos de pandemia no Brasil. Como resultado da pesquisa compreende-se a importância da adoção das TIC em ambientes de formação de profissionais que atuarão na educação básica e, consequentemente, difundir a cultura digital nesses ambientes, sem utilizar a tecnologia como meio de impedir ou dificultar o trabalho do professor em seu espaço de trabalho. |
Abstract: | This article aims at the central meaning of the notes of the dissertations on the use of Information and Communication Technologies in the initial formation of the mathematics teacher. Pointing out the need to use new tools for initial training and that these be incorporated into the practice of the future mathematics teacher, as this needs to develop innovative actions that enable the creation of alternative methodologies for its auxiliary students in favor of their content understanding, highlighting the importance of adapting to changes in society. Therefore, following the perspective of a qualitative research, we analyze dissertations from the Capes thesis and dissertations catalog, in order to identify and select the main works in agreement with the theme of this research. And we also think about technologies and education in times of pandemic in Brazil. As a result of the research, it is understood the importance of adopting TIC in training environments for professionals who will work in basic education and, consequently, spreading a digital culture in environments, without using technology as a means to prevent or hinder the work of the teacher in your workspace. |
Palavras-chave: | Formação Inicial TIC Ensino-aprendizagem de matemática |
Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Campos Belos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1738 |
Data do documento: | 29-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_especialização_Luiz Marles Rodrigues de Araújo.pdf | 473,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.