Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1738
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Flávia Gonçalves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3819488643372875 | pt_BR |
dc.creator | Araújo, Luiz Marles Rodrigues de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9084770184608389 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-20T18:37:26Z | - |
dc.date.available | 2021-04-20 | - |
dc.date.available | 2021-04-20T18:37:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1738 | - |
dc.description.abstract | This article aims at the central meaning of the notes of the dissertations on the use of Information and Communication Technologies in the initial formation of the mathematics teacher. Pointing out the need to use new tools for initial training and that these be incorporated into the practice of the future mathematics teacher, as this needs to develop innovative actions that enable the creation of alternative methodologies for its auxiliary students in favor of their content understanding, highlighting the importance of adapting to changes in society. Therefore, following the perspective of a qualitative research, we analyze dissertations from the Capes thesis and dissertations catalog, in order to identify and select the main works in agreement with the theme of this research. And we also think about technologies and education in times of pandemic in Brazil. As a result of the research, it is understood the importance of adopting TIC in training environments for professionals who will work in basic education and, consequently, spreading a digital culture in environments, without using technology as a means to prevent or hinder the work of the teacher in your workspace. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo central entender os apontamentos das dissertações sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial do professor de Matemática. Apontando a necessidade do uso de novas ferramentas à formação inicial e que estas sejam incorporadas à prática do futuro professor de matemática, pois esta precisa desenvolver ações inovadoras que viabilizem a criação de metodologias alternativas para auxiliar seus alunos em favor à sua compreensão de conteúdo, destacando a importância de se adequar às mudanças da sociedade. Sendo assim, seguindo a perspectiva de uma pesquisa qualitativa, analisamos dissertações do catálogo de teses e dissertações da Capes, afim de identificar e selecionar os principais trabalhos em acordo a temática desta pesquisa. E também se pondera sobre as tecnologias e educação em tempos de pandemia no Brasil. Como resultado da pesquisa compreende-se a importância da adoção das TIC em ambientes de formação de profissionais que atuarão na educação básica e, consequentemente, difundir a cultura digital nesses ambientes, sem utilizar a tecnologia como meio de impedir ou dificultar o trabalho do professor em seu espaço de trabalho. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Luiz Marles Rodrigues de Araújo (luiz.marles@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-04-20T06:49:54Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Luiz Marles Rodrigues de Araújo.pdf: 435721 bytes, checksum: ca2e7aa08a366ac5502db0fdc1b08fa9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado Luiz Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta ficha catalográfica do trabalho; Para elaboração da sua ficha catalográfica, acesse o tutorial: Tutorial_ficha_catalografica_1.1.pdf (ifgoiano.edu.br) Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf on 2021-04-20T17:36:49Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Luiz Marles Rodrigues de Araújo (luiz.marles@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-04-20T18:14:38Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Luiz Marles Rodrigues de Araújo.pdf: 485112 bytes, checksum: d549f4d0b35136b9569b5ac34441a1a2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-20T18:36:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Luiz Marles Rodrigues de Araújo.pdf: 485112 bytes, checksum: d549f4d0b35136b9569b5ac34441a1a2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-04-20T18:37:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Luiz Marles Rodrigues de Araújo.pdf: 485112 bytes, checksum: d549f4d0b35136b9569b5ac34441a1a2 (MD5) Previous issue date: 2021-03-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Campos Belos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem de matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of information and communication technologies in the initial training of mathematics teachers | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_especialização_Luiz Marles Rodrigues de Araújo.pdf | 473,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.