Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1738
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Flávia Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3819488643372875pt_BR
dc.creatorAraújo, Luiz Marles Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9084770184608389pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-20T18:37:26Z-
dc.date.available2021-04-20-
dc.date.available2021-04-20T18:37:26Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1738-
dc.description.abstractThis article aims at the central meaning of the notes of the dissertations on the use of Information and Communication Technologies in the initial formation of the mathematics teacher. Pointing out the need to use new tools for initial training and that these be incorporated into the practice of the future mathematics teacher, as this needs to develop innovative actions that enable the creation of alternative methodologies for its auxiliary students in favor of their content understanding, highlighting the importance of adapting to changes in society. Therefore, following the perspective of a qualitative research, we analyze dissertations from the Capes thesis and dissertations catalog, in order to identify and select the main works in agreement with the theme of this research. And we also think about technologies and education in times of pandemic in Brazil. As a result of the research, it is understood the importance of adopting TIC in training environments for professionals who will work in basic education and, consequently, spreading a digital culture in environments, without using technology as a means to prevent or hinder the work of the teacher in your workspace.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo central entender os apontamentos das dissertações sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial do professor de Matemática. Apontando a necessidade do uso de novas ferramentas à formação inicial e que estas sejam incorporadas à prática do futuro professor de matemática, pois esta precisa desenvolver ações inovadoras que viabilizem a criação de metodologias alternativas para auxiliar seus alunos em favor à sua compreensão de conteúdo, destacando a importância de se adequar às mudanças da sociedade. Sendo assim, seguindo a perspectiva de uma pesquisa qualitativa, analisamos dissertações do catálogo de teses e dissertações da Capes, afim de identificar e selecionar os principais trabalhos em acordo a temática desta pesquisa. E também se pondera sobre as tecnologias e educação em tempos de pandemia no Brasil. Como resultado da pesquisa compreende-se a importância da adoção das TIC em ambientes de formação de profissionais que atuarão na educação básica e, consequentemente, difundir a cultura digital nesses ambientes, sem utilizar a tecnologia como meio de impedir ou dificultar o trabalho do professor em seu espaço de trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luiz Marles Rodrigues de Araújo (luiz.marles@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-04-20T06:49:54Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Luiz Marles Rodrigues de Araújo.pdf: 435721 bytes, checksum: ca2e7aa08a366ac5502db0fdc1b08fa9 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado Luiz Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta ficha catalográfica do trabalho; Para elaboração da sua ficha catalográfica, acesse o tutorial: Tutorial_ficha_catalografica_1.1.pdf (ifgoiano.edu.br) Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf on 2021-04-20T17:36:49Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Luiz Marles Rodrigues de Araújo (luiz.marles@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-04-20T18:14:38Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Luiz Marles Rodrigues de Araújo.pdf: 485112 bytes, checksum: d549f4d0b35136b9569b5ac34441a1a2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-20T18:36:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Luiz Marles Rodrigues de Araújo.pdf: 485112 bytes, checksum: d549f4d0b35136b9569b5ac34441a1a2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-20T18:37:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Luiz Marles Rodrigues de Araújo.pdf: 485112 bytes, checksum: d549f4d0b35136b9569b5ac34441a1a2 (MD5) Previous issue date: 2021-03-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICApt_BR
dc.title.alternativeThe use of information and communication technologies in the initial training of mathematics teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Luiz Marles Rodrigues de Araújo.pdf473,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.