Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1736
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE SABERES MATEMÁTICOS
Autor(es): Costa, Amara Silva
Primeiro Orientador: Silva, Kleyfton Soares
Primeiro Membro da Banca: Cabral, Laíse do Nascimento
Segundo Membro da Banca: Silva, Cristiano Marinho
Resumo: O desenvolvimento dos saberes matemáticos surge da necessidade de sistematização de processos inerentes à nossa atuação em sociedade. Dessa forma, a introdução da história da matemática em sala de aula é importante para a compreensão do contexto histórico, social e cultural envolvido no desenvolvimento dos saberes. O objetivo desta pesquisa foi identificar e aplicar elementos teóricos e práticos da história da matemática no contexto da Educação Básica. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfica, foi conduzida a partir do levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e por meio do Google Acadêmico, do qual foram extraídos cinco artigos e quatro dissertações, compreendendo o período de 2009 a 2017, para a análise da presença de elementos teóricos e práticos relacionados ao ensino pela história da matemática. A partir do estudo, foi sugerido uma breve proposta de ensino como um exemplo de aplicação da história da matemática no contexto do 6º ano do Ensino Fundamental.
Abstract: The development of mathematical knowledge arises from the need to systematize processes inherent to our social life. Thus, the introduction of the mathematics history in the classroom is important for understanding the historical, social and cultural context involved in the knowledge development. The objective of this research was to identify and apply theoretical and practical elements of the mathematics history in the context of Basic Education. The qualitative and bibliographic research was conducted from the search in the Thesis and Dissertations Catalog (CAPES), from which five articles and four dissertations were extracted, covering the period from 2009 to 2017, for the analysis of the presence of theoretical and practical aspects related to teaching through the mathematics history. From the study, a brief teaching proposal was suggested as an example of the application of the mathematics history in the context of the 6th year of elementary school.
Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Matemática. História da Matemática
Contextualization. Mathematics Teaching. Mathematics History.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1736
Data do documento: 30-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Amara Costa.pdf556,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.