Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1731
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTADO DA ARTE
metadata.dc.creator: Silva, Wéberton Henrique Vieira da
metadata.dc.description.resumo: A inclusão é tema de debates e pesquisas já algum tempo e com o advento da pandemia da Covid-19, iniciada em março do ano de 2020, pesquisas na área foram desenvolvidas buscando fomentar as formas de inclusão em meio ao caos pandêmico. Pensando nisso essa pesquisa de cunho qualitativo objetivou verificar, na literatura científica nacional publicada, como tem ocorrido a inclusão educacional no Sistema de Ensino Remoto em tempos de pandemia. Para isso utilizou-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica a partir da metodologia de Estado da Arte, que procura analisar todos os trabalhos já publicados. Assim foram encontrados treze artigos que tratam da temática publicados durante o período de março a dezembro do ano de 2020. A inclusão no Brasil ainda enfrenta dificuldades para se relacionar com a realidade enfrentada por diversos alunos. O estudo revelou que professores e agentes que compõe a educação estão empenhados a garantir que a aprendizagem do alunado de forma remota, e, para isso, contaram com o apoio da família. Sendo assim, a educação pós pandemia será uma educação diferente, uma vez que novas ferramentas poderão ser agregadas a uma nova grade curricular. As atividades presenciais contaram com o auxilia do ensino remoto. Sendo assim a escola terá de refletir sobre uma escola que valoriza e respeita todos as diferenças.
Abstract: Inclusion has been the subject of debates and research for some time and with the advent of the Covid-19 pan-demic, which began in March 2020, research in the area was developed seeking to foster forms of inclusion in the midst of the pandemic cause. With this in mind, this qualitative research aimed to verify, in the published national scientific literature, how educational inclusion in the Remote Education System has occurred in times of pandemic. For this, a bibliographic review research was used based on the State of the Art methodology, which seeks to analyze all the works already published. Thus, fourteen articles dealing with the theme were found published from March to December 2020. Inclusion in Brazil still faces difficulties in relating to the reality faced by several students. The study revealed that teachers and agents that make up education are committed to ensuring that student learning remotely, and for that, they had the support of the family. Therefore, post-pandemic education will be a different education, as new tools can be added to a new curriculum. The face-to-face activities were assisted by remote teaching. Therefore, the school will have to reflect on a school that values and respects all differences.
Keywords: Educação Inclusiva. Pandemia. Ensino Remoto. Inclusão na Pandemia.
Inclusive education . Pandemic. Remote Teaching. Inclusion in Pandemic.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1731
Issue Date: 26-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ata de Defesa Weberton.pdfAta da Defesa224,21 kBAdobe PDFView/Open
EDUCAÇÃO WÉBERTON (5) (1).pdfArtigo Cientifico616,47 kBAdobe PDFView/Open
TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdfTCAE105,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.