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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1728
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2) NO BRASIL: OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Autor(es): | Araújo, Quênia |
Primeiro Orientador: | Brandão, Hilma |
Primeiro Membro da Banca: | Josias Júnior |
Segundo Membro da Banca: | França, Janaína |
Resumo: | O objetivo deste artigo consiste em conhecer os desafios e aprendizados de professores e alunos no processo educacional brasileiro até o presente momento da Pandemia da COVID-19. Acredita-se que a relevância do texto está relacionada com a necessidade de reflexão do atual cenário da educação brasileira, além de ser um ato de respeito a todos os educadores e alunos que sofrem com o descaso histórico dos governantes neste momento singular. Adianta-se que o texto apresenta, metodologicamente, uma abordagem qualitativa a qual propõe uma discussão por meio de revisão bibliográfica e documental, com diferentes pontos de vistas sobre a temática, entre eles Pasini; Carvalho; Almeida (2020), Arruda (2020), Ribeiro (2020), dentre outros. O artigo está estruturado, por uma seção e uma subseção. Na primeira apresenta-se uma discussão sob o viés dos professores e realidades distintas de enfrentamento. Já na segunda, as reflexões se pautam sob a perspectiva dos educandos. Concluímos, ao final, que antes de qualquer coisa, o educador, assim como o alunado, no Brasil, consegue “sentir na pele” toda a carga de desigualdade, precarização e descaso histórico para com a educação. A pandemia apenas desnudou essas questões que são tão caras para a sociabilidade, criticidade e emancipação dos sujeitos. |
Abstract: | The purpose of this article is to learn about the challenges and learnings of teachers and students in the Brazilian educational process up to the present moment of the COVID-19 Pandemic. It is believed that the relevance of the text is related to the need for reflection on the current scenario of Brazilian education, in addition to being an act of respect for all educators and students who suffer from the historical neglect of government officials at this singular moment. It is advanced that the text presents, methodologically, a qualitative approach which proposes a discussion through bibliographic and documentary review, with different points of view on the theme, among them Pasini; Oak; Almeida (2020), Arruda (2020), Ribeiro (2020), among others. The article is structured, by a section and a subsection. In the first, a discussion is presented under the bias of teachers and different realities of coping. In the second, the reflections are based on the students' perspective. We conclude, in the end, that before anything else, the educator, as well as the student body, in Brazil, is able to “feel in the skin” the whole load of inequality, precariousness and historical neglect of education. The pandemic only exposed these issues that are so expensive for the subjects' sociability, criticality and emancipation. |
Palavras-chave: | Desafios. Aprendizagem. Ensino. COVID-19 – Brasil. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1728 |
Data do documento: | 29-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência do Ensino Superior |
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