Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1728
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Josias Júnior-
dc.contributor.referee2França, Janaína-
dc.creatorAraújo, Quênia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2155230D0&tokenCaptchar=03AGdBq246ONyND2MBweHx6COlzqwzHbkDUHzkZj_CKpKCFRn7_yGDdGwmogfaAlTHW0k7cL12npTBLz4DT5VgAFPqYkicJOiHc3LYIuTs3a8RtUZhpSKWh5EAirQznImmBRFi1JWuFuI6rciP8keiulmaT1SqyIP27gEwKFpyGgm4b0JM_KtvsLDT9sWYk7cHHtGJ_Kb82cgFMnB3XoUCbVr-rrVISAiF5_BKguqmJN5KhqhmqRY3HT-KLuC5hjLb9q8IDs68RO6eavWleyp9DstCjJYqmgPXnIGOXsP6v3r5ghsC_OiUc2aI8U3R98Ii3T38fYuMm3dHAjOZUSPgvInXxiKAMIYFgCgicEsGKeXU80BtgfDintF406f9X-mE2lNwcaTMYzBA2oTiydAvB7nx3Pu37CPhcqJ7ArDGPfw30hSrngZRKUffkFoFS3QTlC5vdpOfZ5ZWs9lM3M0K3yKTYdk0dT2VHgpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-13T15:25:48Z-
dc.date.available2021-04-13T15:25:48Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1728-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to learn about the challenges and learnings of teachers and students in the Brazilian educational process up to the present moment of the COVID-19 Pandemic. It is believed that the relevance of the text is related to the need for reflection on the current scenario of Brazilian education, in addition to being an act of respect for all educators and students who suffer from the historical neglect of government officials at this singular moment. It is advanced that the text presents, methodologically, a qualitative approach which proposes a discussion through bibliographic and documentary review, with different points of view on the theme, among them Pasini; Oak; Almeida (2020), Arruda (2020), Ribeiro (2020), among others. The article is structured, by a section and a subsection. In the first, a discussion is presented under the bias of teachers and different realities of coping. In the second, the reflections are based on the students' perspective. We conclude, in the end, that before anything else, the educator, as well as the student body, in Brazil, is able to “feel in the skin” the whole load of inequality, precariousness and historical neglect of education. The pandemic only exposed these issues that are so expensive for the subjects' sociability, criticality and emancipation.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo consiste em conhecer os desafios e aprendizados de professores e alunos no processo educacional brasileiro até o presente momento da Pandemia da COVID-19. Acredita-se que a relevância do texto está relacionada com a necessidade de reflexão do atual cenário da educação brasileira, além de ser um ato de respeito a todos os educadores e alunos que sofrem com o descaso histórico dos governantes neste momento singular. Adianta-se que o texto apresenta, metodologicamente, uma abordagem qualitativa a qual propõe uma discussão por meio de revisão bibliográfica e documental, com diferentes pontos de vistas sobre a temática, entre eles Pasini; Carvalho; Almeida (2020), Arruda (2020), Ribeiro (2020), dentre outros. O artigo está estruturado, por uma seção e uma subseção. Na primeira apresenta-se uma discussão sob o viés dos professores e realidades distintas de enfrentamento. Já na segunda, as reflexões se pautam sob a perspectiva dos educandos. Concluímos, ao final, que antes de qualquer coisa, o educador, assim como o alunado, no Brasil, consegue “sentir na pele” toda a carga de desigualdade, precarização e descaso histórico para com a educação. A pandemia apenas desnudou essas questões que são tão caras para a sociabilidade, criticidade e emancipação dos sujeitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Quênia Alves de Araújo (2019212301630335@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-09T02:23:24Z No. of bitstreams: 1 Artigo IF Quênia.pdf: 321640 bytes, checksum: 3b54cc6812a0c850b0d6e43ad91651c3 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados ao trabalho, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. on 2021-04-09T16:14:39Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Quênia Alves de Araújo (2019212301630335@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-13T14:23:28Z No. of bitstreams: 2 Artigo IF Quênia.pdf: 321640 bytes, checksum: 3b54cc6812a0c850b0d6e43ad91651c3 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao QUÊNIA.pdf: 128401 bytes, checksum: 3fa0df91525bb391bd47deb72aa83469 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-13T15:22:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo IF Quênia.pdf: 321640 bytes, checksum: 3b54cc6812a0c850b0d6e43ad91651c3 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao QUÊNIA.pdf: 128401 bytes, checksum: 3fa0df91525bb391bd47deb72aa83469 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-13T15:24:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo IF Quênia.pdf: 321640 bytes, checksum: 3b54cc6812a0c850b0d6e43ad91651c3 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao QUÊNIA.pdf: 128401 bytes, checksum: 3fa0df91525bb391bd47deb72aa83469 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-13T15:25:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo IF Quênia.pdf: 321640 bytes, checksum: 3b54cc6812a0c850b0d6e43ad91651c3 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao QUÊNIA.pdf: 128401 bytes, checksum: 3fa0df91525bb391bd47deb72aa83469 (MD5) Previous issue date: 2021-03-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesafios. Aprendizagem. Ensino. COVID-19 – Brasil.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2) NO BRASIL: OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo IF Quênia.pdf314,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_-_Termo_de_autorizacao QUÊNIA.pdf125,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.