Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1719
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DESAFIOS IMPOSTOS AOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL NO SÉCULO XXI |
Autor(es): | Assunção, Mayrane Biana |
Primeiro Orientador: | Brandão, Hilma |
Primeiro Membro da Banca: | Lima, Rhennan Lázaro de Paulo |
Segundo Membro da Banca: | Ferreira, Juliana Kummer Perinazzo |
Resumo: | Os desafios impostos aos professores universitários na atualidade resulta neste projeto de pesquisa que temcomo objetivo compreender sobre a história das universidades no Brasil e as transformações ocorridas no contexto acadêmico, de modo especial os desafios que as tecnologias impõem aos professores universitários no Século XXI. Parte-se de uma revisão bibliográfica pautada em autores que escrevem sobre a Universidade no Brasil.Concluímos, ao final, que a história da Universidade no Brasil surge tardiamente e desprovida de autonomia, caráter que permanece ao longo de todo o seu percurso histórico, mas constituiu-se também como importante fonte de poder pelo conhecimento produzido, mas também por sua capacidade de atuar politicamente para a construção de uma sociedade mais humana. Entretanto, o novo século traz alguns desafios, que exigem uma transformação em sua estrutura pedagógica, entre outras dimensões apresentadas na pesquisa. |
Abstract: | Many challenges are imposed on university professor. Those challanges result in this study project that aims to understand everything possible about the history of the universities in Brazil and the significant changes that have occurred in the academic context, specifically the challenges faced by university professors in the XXI Century. It is part of a bibliographical review based on authors who write about the University in Brazil, such as Cunha (2021), Brito; Cunha (2014); Dornfeld; Escolano (2009); Graça (2020). At the end of the study we concluded that the history of University in Brazil appears late and devoids of autonomy, a character that remains throughout its historical journey, but has also constituted an important source of power by the knowledge produced, and by its ability to act politically for the construction of a more humane society. However, the new century brings some challenges, which require a transformation in its pedagogical structure, among other dimensions presented in the research. |
Palavras-chave: | Universidade. Contexto Academico,.Desafios University. Historical context. Challenges |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1719 |
Data do documento: | 24-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência do Ensino Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_ Especialização_ Mayrane Biana Assunção.pdf | 7,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.