Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Rhennan Lázaro de Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1158738161745005pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Juliana Kummer Perinazzo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9909065937396256pt_BR
dc.creatorAssunção, Mayrane Biana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9016008704255126pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-05T11:45:46Z-
dc.date.available2021-04-01-
dc.date.available2021-04-05T11:45:46Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1719-
dc.description.abstractMany challenges are imposed on university professor. Those challanges result in this study project that aims to understand everything possible about the history of the universities in Brazil and the significant changes that have occurred in the academic context, specifically the challenges faced by university professors in the XXI Century. It is part of a bibliographical review based on authors who write about the University in Brazil, such as Cunha (2021), Brito; Cunha (2014); Dornfeld; Escolano (2009); Graça (2020). At the end of the study we concluded that the history of University in Brazil appears late and devoids of autonomy, a character that remains throughout its historical journey, but has also constituted an important source of power by the knowledge produced, and by its ability to act politically for the construction of a more humane society. However, the new century brings some challenges, which require a transformation in its pedagogical structure, among other dimensions presented in the research.pt_BR
dc.description.resumoOs desafios impostos aos professores universitários na atualidade resulta neste projeto de pesquisa que temcomo objetivo compreender sobre a história das universidades no Brasil e as transformações ocorridas no contexto acadêmico, de modo especial os desafios que as tecnologias impõem aos professores universitários no Século XXI. Parte-se de uma revisão bibliográfica pautada em autores que escrevem sobre a Universidade no Brasil.Concluímos, ao final, que a história da Universidade no Brasil surge tardiamente e desprovida de autonomia, caráter que permanece ao longo de todo o seu percurso histórico, mas constituiu-se também como importante fonte de poder pelo conhecimento produzido, mas também por sua capacidade de atuar politicamente para a construção de uma sociedade mais humana. Entretanto, o novo século traz alguns desafios, que exigem uma transformação em sua estrutura pedagógica, entre outras dimensões apresentadas na pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mayrane Biana Assunção (mayrane.assuncao@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-04-01T19:34:03Z No. of bitstreams: 1 Monografia_ Especialização_ Mayrane Biana Assunção.pdf: 7545695 bytes, checksum: 8d4ba20fda7780152789932cc0a7e7da (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-05T11:44:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia_ Especialização_ Mayrane Biana Assunção.pdf: 7545695 bytes, checksum: 8d4ba20fda7780152789932cc0a7e7da (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-05T11:45:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia_ Especialização_ Mayrane Biana Assunção.pdf: 7545695 bytes, checksum: 8d4ba20fda7780152789932cc0a7e7da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-05T11:45:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia_ Especialização_ Mayrane Biana Assunção.pdf: 7545695 bytes, checksum: 8d4ba20fda7780152789932cc0a7e7da (MD5) Previous issue date: 2021-03-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, Luciana. MEC deve cortar R$1,4 bilhão de verba das Universidades e Institutos em 2021. Publicado em 07 ago. 2020. Brasilia. Disponivel em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/08/07/mec-deve-cortar-18-do-orcamento-de-universidades-e-institutos-em-2021.htm Acesso em: 26/03/2021 BRITO, Talamira Taita Rodrigues; CUNHA, Ana Maria da Oliveira. Revisitando a História da docência. Aprender – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, (S.1.), v. 1, n. 12, out. 2014. Disponível em:<http://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3105>. Acesso em: 06 mar. 2020. BRASIL, Constituição Federal da República Federativa do Brasil,Capitulo III, Educação, cultura e de deporto, Seção 1 –Educação. Ano: 1988, acesso em: http://portal.mec.gov.br BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Com acesso em: 29/01/2021. BRASIL, Legislação Informatizada- Decreto n.19.851 de 11 de Abril de 1931. Disponivel em: http://w.w.w.Camara.leg.brAcesso em: 26 març. 2021 BBC NEWS. Mais da metade dos brasileiros não tem diploma do Ensino Médio, aponta OCDE. Publicado em 11 de set. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/09/11/. Acesso em 28/01/2021. CUNHA, Maria Isabel da. Inovações na educação superior: impactos na pratica pedagógica e nos saberes da docência. Em aberto, Brazilian, v.29 n. 97. p. 87-101, set/Dez. 2016 Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3172/2907. Com acesso em 27/01/2021 DORNFELD, Carolina Buso; ESCOLANO, Ângela Coletto Morales. Didática e práticas pedagógicas no ensino superior: a visão dos alunos de um curso de graduação em Ciências Biológicas. EducaçãoSanta Maria, v. 34, n. 2, p. 373-390, maio/ago. 2009 373. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacao. Com acesso em: 20/01/2021. GIL, Antônio, C, Como elaborar projetos de pesquisa, 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOMES, Valter. MACHADO-Taylor, Maria. de Lurdes, & Saraiva, E. V. (2018). O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL - BREVE HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO. Ciência & Trópico, 42(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1647. Acesso em 29/01/2021. GRAÇA, Ana. Importância das TIC na sociedade actual, 23 fev.2007.Disponivel em: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/tic/10importanctic.htm3vermais. Acesso em: 20 març. 2020 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar,2017, Brasília: MEC, 2018. JANUZZI, Paulo. LIMA, Wellcherline Miranda. O ensino na educação superior: Um olhar a partir da relação com o saber. In: Revista Educação Online, n. 19, jun. ago., 2015, p.149-165. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/181. Acesso em: 20/01/2021. LUDKE, Menga. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. IN: André, Marli. (org). O papel da pesquisa a formação e na pratica dos professores. (Serie Prática Pedagógica). 2 ed. Campinas. Papirus, 2002. NITAHARA, AKEMI, Acesso ao nível Superior no Brasil é abaixo dos patrões internacionais. Net. Rio de Janeiro, Nov. 2019. Agencia Brasil. Disponivel em: http://w.w.w.agenciabrasil.ebc.com.brAcesso em 25/03/2021 OLIVEIRA, Ribamar Oliveira, Governo corta até 52% da verba de universidade, São Paulo, 08 maio 2019. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2019/05/08/governo-corta-ate-52percent-da-verba-de-universidades.ghtmla Acesso em: 26/03/2021 SVARTAMN, Bernardo Parodi. A universidade pública em tempos neoliberais:comentários sobre o livro universidade, cidade, cidadania.Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000100323 Com acesso em 01/02/2021. TRANSFORMAÇAO DIGITAL, O papel do professor diante das tecnologias na educação. Equipe TD, 2018. Disponível em: http://transformaçaodigital.com Acesso em: 19 Març. 2020 VASCONCELLOS, Maura Maria Morita; OLIVEIRA, Cláudia Chueire.Docência na universidade: compromisso profissional e qualidade deensino na graduação. Educação. Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 219-234, maio/ago. 2011. Disponível em: periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/download/.Com acesso em: 12/01/2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade. Contexto Academico,.Desafiospt_BR
dc.subjectUniversity. Historical context. Challengespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleDESAFIOS IMPOSTOS AOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL NO SÉCULO XXIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_ Especialização_ Mayrane Biana Assunção.pdf7,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.