Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1719
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | DESAFIOS IMPOSTOS AOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL NO SÉCULO XXI |
metadata.dc.creator: | Assunção, Mayrane Biana |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandão, Hilma |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Rhennan Lázaro de Paulo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Juliana Kummer Perinazzo |
metadata.dc.description.resumo: | Os desafios impostos aos professores universitários na atualidade resulta neste projeto de pesquisa que temcomo objetivo compreender sobre a história das universidades no Brasil e as transformações ocorridas no contexto acadêmico, de modo especial os desafios que as tecnologias impõem aos professores universitários no Século XXI. Parte-se de uma revisão bibliográfica pautada em autores que escrevem sobre a Universidade no Brasil.Concluímos, ao final, que a história da Universidade no Brasil surge tardiamente e desprovida de autonomia, caráter que permanece ao longo de todo o seu percurso histórico, mas constituiu-se também como importante fonte de poder pelo conhecimento produzido, mas também por sua capacidade de atuar politicamente para a construção de uma sociedade mais humana. Entretanto, o novo século traz alguns desafios, que exigem uma transformação em sua estrutura pedagógica, entre outras dimensões apresentadas na pesquisa. |
Abstract: | Many challenges are imposed on university professor. Those challanges result in this study project that aims to understand everything possible about the history of the universities in Brazil and the significant changes that have occurred in the academic context, specifically the challenges faced by university professors in the XXI Century. It is part of a bibliographical review based on authors who write about the University in Brazil, such as Cunha (2021), Brito; Cunha (2014); Dornfeld; Escolano (2009); Graça (2020). At the end of the study we concluded that the history of University in Brazil appears late and devoids of autonomy, a character that remains throughout its historical journey, but has also constituted an important source of power by the knowledge produced, and by its ability to act politically for the construction of a more humane society. However, the new century brings some challenges, which require a transformation in its pedagogical structure, among other dimensions presented in the research. |
Keywords: | Universidade. Contexto Academico,.Desafios University. Historical context. Challenges |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Ipameri |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1719 |
Issue Date: | 24-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência do Ensino Superior |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia_ Especialização_ Mayrane Biana Assunção.pdf | 7,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.