Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1715
metadata.dc.type: Dissertação
Title: PRÁXIS EDUCATIVA: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
metadata.dc.creator: Silva, Iasmim Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Felício, Cinthia Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Cristiane Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Júlio César
metadata.dc.contributor.referee3: Vigario, Ana Flávia
metadata.dc.contributor.referee4: Gauche, Ricardo
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa consiste em um estudo de caso que teve como objetivo identificar que concepções trazem professores e alunos da educação básica sobre o uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento de propostas de práticas educativas na mediação do processo de ensino-aprendizagem para a formação científica e tecnológica. Tratamos de uma abordagem metodológica de natureza qualitativa com aplicação de questionários semiestruturados a 33 professores e 28 alunos do Ensino Médio Integrado. Tratamos os dados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin para subsidiar a análise e interpretação das informações obtidas. Assim, buscamos estabelecer um diálogo de fundamentação teórica entre práticas educativas por Freire e Franco, mediação com Vigotski e Masetto, tecnologias digitais Bacich, Moran e Kensi, e Formação Humana Integral na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) discutidas por Gramsci, Saviani e Moura . Percebemos que as aulas apesar de estarem acontecendo de maneira totalmente remota, as metodologias utilizadas junto às tecnologias digitais consistem na reprodução das aulas expositivas que aconteciam presencialmente, geralmente de cunho tradicional expositivo. Constatamos também a existência das duas racionalidades no discurso docente (crítico- emancipatória e técnico-científica). Apesar da maioria tentar mediar situações de ensino-aprendizagem nos pressupostos da formação humana, ainda se encontram perdidos sobre como alcançar esse fazer, o que sugere deficiências na formação docente para atuar na EPT. Neste momento colocamos a relevância do Produto Educacional estruturado em formato de e-book. No e-book trazemos propostas de metodologias ativas amparadas por tecnologias digitais com foco no protagonismo do aluno; no intuito de provocar reflexões quanto ao uso destas e sugerir práticas e tecnologias digitais que podem contribuir com o processo de ensino-aprendizagem durante o ensino-remoto, no sentido de incentivar a busca pela Formação Humana Integral.
Abstract: This research consists of a case study that aimed to identify which conceptions bring teachers and students of basic education about the use of digital technologies for the development of proposals for educational practices in the mediation of the teaching-learning process for scientific and technological training. We deal with a qualitative methodological approach with the application of semi-structured questionnaires to 33 teachers and 28 students from Integrated High School. We treat the data through Bardin's Content Analysis to support the analysis and interpretation of the information obtained. Thus, we seek to establish a theoretical foundation dialogue between educational practices by Freire and Franco, mediation with Vigotski and Masetto, digital technologies Bacich, Moran and Kensi, and Comprehensive Human Training in Professional and Technological Education (PTE) discussed by Gramsci, Saviani and Moura. We realized that the classes, despite being taking place in a totally remote way, the methodologies used together with digital technologies consist of the reproduction of the expository classes that took place in person, generally of a traditional expository nature. We also found the existence of two rationalities in the teaching discourse (critical-emancipatory and technical-scientific). Despite the majority trying to mediate teaching-learning situations based on the assumptions of human training, they are still at a loss on how to achieve this, which suggests deficiencies in teacher training to work in PTE. At this moment we place the relevance of the Educational Product structured in an e-book format. In the e-book we present proposals for active methodologies supported by digital technologies with a focus on the student's role; in order to provoke reflections on the use of these and suggest digital practices and technologies that can contribute to the teaching-learning process during remote teaching, in order to encourage the search for Integral Human Formation.
Keywords: Ensino-aprendizagem
EPT
Educação CTS
Tecnologias digitais
Formação politécnica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1715
Issue Date: 30-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Iasmim Silva.pdf36,61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons