Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1687
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A FORMAÇÃO DOCENTE EM INÍCIO DE CARREIRA: NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE JARAGUÁ (GO)
Autor(es): Castro, Hortência Matias de
Resumo: O período inicial da carreira docente é dotado de desafios, visto que o professor está aprendendo o ofício. No entanto, estudos da área têm apontado que grande parte da responsabilidade pelas dificuldades que os docentes iniciantes enfrentam é da formação inicial inadequada e descontextualizada diante da realidade, o que traz desafios à efetivação de uma prática docente eficaz. Diante disto, a presente pesquisa objetivou compreender a efetividade dos cursos de formação inicial frente aos obstáculos enfrentados pelos docentes iniciantes. Para tanto, utilizou-se de um estudo de caso com 16 professores em seus primeiros cinco anos de carreira. A partir da coleta de dados e da análise da percepção dos participantes, foi possível inferir que as contribuições da formação inicial de professores são mínimas e que, em alguns casos, são desconsideradas pelos profissionais. Ademais, foram desnudadas questões inéditas, como os desafios impostos ao professor iniciante no trabalho com alunos da Educação Especial, entre outras, que podem ser discutidas em pesquisas futuras.
Abstract: The initial period of the teaching career is endowed with challenges, since the teacher is learning the trade. However, it has been pointed out by studies in the area that a large part of the responsibility for the difficulties that beginning teachers face is due to inadequate initial training and out of context with reality, bringing adversities to the effectiveness of teaching practice. In view of this, the present research aimed to understand the effectiveness of initial training courses in the face of the challenges faced by beginning teachers, using for this purpose a case study with teachers in their first five years of career. From the data collection and based on the analysis of participants' perception, it was possible to infer that the contributions of the initial teacher training are minimal and that, in some cases, they are disregarded by the professionals. In addition, unprecedented issues were revealed that can be discussed in future research.
Palavras-chave: Professor iniciante.
Dificuldades.
Desenvolvimento Profissional.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Citação: BALDINO, J. M.; DONENuIO, M. u. B. O habitus professoral na constituição das práticas pedagógicas. Polyphonía, v. 25, n. 1, p. 263-281, jan./jun., 2014. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sv/article/viewFile/38563/19509>. Acesso em: 20 dez. 2020. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. BOSI, A. de P. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do Brasil nesses últimos 25 anos. Educação e Sociedade, uampinas, v. 28, n. 101, p. 1503-1523, dez. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302007000400012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 dez. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Formação Superior para a Docência na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/323-secretarias-112877938/orgaosvinculados-82187207/12861-formacao-superior-para-a-docencia-na-educacao-basica. Acesso em: 17 dez. 2020. uASTRO, R. P. de; SANTOS, V. R. dos. Relações de gênero na Pedagogia: concepções de estudantes homens. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 7, n. 1, p. 53-76, 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv. v7i1.720. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6859. Acesso em: 23 dez. 2020 uOLOMBO JUNIOR, P. D. Enfim Professor. E agora? Alexandria, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 27-44, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37913. Acesso em: 23 dez. 2020. FONTANA, R. u. Trabalho e subjetividade. Nos rituais da iniciação, a constituição do ser professora. Caderno CEDES, uampinas, v. 20, n. 50, p. 103- 119, 2000.Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101- 32622000000100008&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 17 ago. 2020. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIL, A. u. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GARuIA, u. M. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. GARuIA, u. M. “O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência”. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11- 49, 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/17. Acesso em: 17 ago. 2020. GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década”. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-70, abr. 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782008000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 05 jan. 2021. HIRST, P. H. O que é ensinar? In: POMBO, O. (org.). Cadernos de História e Filosofia da Educação: Educar/Ensinar. Lisboa: Ed. Departamento de Educação da Faculdade de uiências de Lisboa, 2001. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/cadernos/ensinar/hirst.pdf. Acesso em: 14 dez. 2020. HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. Porto/Portugal: Porto, 1995. LIMA, E. F. et al. Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela. uomo? Por quê? O que dizem alguns estudos. Educação & Linguagem, v. 10, n. 15, p. 138- 160, 2007. NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (uoord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/12424596.pdf. Acesso em 14 dez. 2020. ORTIZ, R. A procura de uma sociologia da prática. In: ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Editora Ática, 1994. PARO, V. H. O professor como trabalhador: implicações para a política educacional e para a gestão escolar. 2013. Disponível em: http://www.vitorparo.com.br/wpcontent/uploads/2019/10/capitulo-2-o-professor-como-trabalhador.pdf. Acesso em: 14 dez. 2020. SANTOS, W. A. Uma reflexão necessária sobre a profissão docente no Brasil, a partir dos cinco tipos de desvalorização do professor. Sapere Aude, Belo Horizonte, v. 6, n.11, p. 349- 358, 2º sem., 2015. SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, pág. 143- 155, abr. 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782009000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 dez. 2020. SILVA, M. da. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29, p. 152-163, ago. 2005. SOUZA, J. u. M. de; MAuHADO, M. M. O (não) lugar da educação dos jovens trabalhadores. Revista Educativa: Revista de Educação, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 149-174, nov. 2014. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3598. Acesso em: 15 dez. 2020. TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 14, pág. 61-88, ago. 2000. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782000000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 dez. de 2021. TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, uampinas, v. 21, n. 73, 2000.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1687
Data do documento: 2-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Hortência versão final para repositório.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.