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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A FORMAÇÃO DOCENTE EM INÍCIO DE CARREIRA: NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE JARAGUÁ (GO)
metadata.dc.creator: Castro, Hortência Matias de
metadata.dc.description.resumo: O período inicial da carreira docente é dotado de desafios, visto que o professor está aprendendo o ofício. No entanto, estudos da área têm apontado que grande parte da responsabilidade pelas dificuldades que os docentes iniciantes enfrentam é da formação inicial inadequada e descontextualizada diante da realidade, o que traz desafios à efetivação de uma prática docente eficaz. Diante disto, a presente pesquisa objetivou compreender a efetividade dos cursos de formação inicial frente aos obstáculos enfrentados pelos docentes iniciantes. Para tanto, utilizou-se de um estudo de caso com 16 professores em seus primeiros cinco anos de carreira. A partir da coleta de dados e da análise da percepção dos participantes, foi possível inferir que as contribuições da formação inicial de professores são mínimas e que, em alguns casos, são desconsideradas pelos profissionais. Ademais, foram desnudadas questões inéditas, como os desafios impostos ao professor iniciante no trabalho com alunos da Educação Especial, entre outras, que podem ser discutidas em pesquisas futuras.
Abstract: The initial period of the teaching career is endowed with challenges, since the teacher is learning the trade. However, it has been pointed out by studies in the area that a large part of the responsibility for the difficulties that beginning teachers face is due to inadequate initial training and out of context with reality, bringing adversities to the effectiveness of teaching practice. In view of this, the present research aimed to understand the effectiveness of initial training courses in the face of the challenges faced by beginning teachers, using for this purpose a case study with teachers in their first five years of career. From the data collection and based on the analysis of participants' perception, it was possible to infer that the contributions of the initial teacher training are minimal and that, in some cases, they are disregarded by the professionals. In addition, unprecedented issues were revealed that can be discussed in future research.
Keywords: Professor iniciante.
Dificuldades.
Desenvolvimento Profissional.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
Citation: BALDINO, J. M.; DONENuIO, M. u. B. O habitus professoral na constituição das práticas pedagógicas. Polyphonía, v. 25, n. 1, p. 263-281, jan./jun., 2014. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sv/article/viewFile/38563/19509>. Acesso em: 20 dez. 2020. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. BOSI, A. de P. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do Brasil nesses últimos 25 anos. Educação e Sociedade, uampinas, v. 28, n. 101, p. 1503-1523, dez. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302007000400012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 dez. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Formação Superior para a Docência na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/323-secretarias-112877938/orgaosvinculados-82187207/12861-formacao-superior-para-a-docencia-na-educacao-basica. Acesso em: 17 dez. 2020. uASTRO, R. P. de; SANTOS, V. R. dos. 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metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1687
Issue Date: 2-Mar-2021
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