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dc.creatorCastro, Hortência Matias de-
dc.date.accessioned2021-03-24T16:44:39Z-
dc.date.available2021-03-24T16:44:39Z-
dc.date.issued2021-03-02-
dc.identifier.citationBALDINO, J. M.; DONENuIO, M. u. B. O habitus professoral na constituição das práticas pedagógicas. Polyphonía, v. 25, n. 1, p. 263-281, jan./jun., 2014. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sv/article/viewFile/38563/19509>. Acesso em: 20 dez. 2020. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. BOSI, A. de P. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do Brasil nesses últimos 25 anos. Educação e Sociedade, uampinas, v. 28, n. 101, p. 1503-1523, dez. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302007000400012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 dez. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Formação Superior para a Docência na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/323-secretarias-112877938/orgaosvinculados-82187207/12861-formacao-superior-para-a-docencia-na-educacao-basica. Acesso em: 17 dez. 2020. uASTRO, R. P. de; SANTOS, V. R. dos. 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dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1687-
dc.description.abstractThe initial period of the teaching career is endowed with challenges, since the teacher is learning the trade. However, it has been pointed out by studies in the area that a large part of the responsibility for the difficulties that beginning teachers face is due to inadequate initial training and out of context with reality, bringing adversities to the effectiveness of teaching practice. In view of this, the present research aimed to understand the effectiveness of initial training courses in the face of the challenges faced by beginning teachers, using for this purpose a case study with teachers in their first five years of career. From the data collection and based on the analysis of participants' perception, it was possible to infer that the contributions of the initial teacher training are minimal and that, in some cases, they are disregarded by the professionals. In addition, unprecedented issues were revealed that can be discussed in future research.pt_BR
dc.description.resumoO período inicial da carreira docente é dotado de desafios, visto que o professor está aprendendo o ofício. No entanto, estudos da área têm apontado que grande parte da responsabilidade pelas dificuldades que os docentes iniciantes enfrentam é da formação inicial inadequada e descontextualizada diante da realidade, o que traz desafios à efetivação de uma prática docente eficaz. Diante disto, a presente pesquisa objetivou compreender a efetividade dos cursos de formação inicial frente aos obstáculos enfrentados pelos docentes iniciantes. Para tanto, utilizou-se de um estudo de caso com 16 professores em seus primeiros cinco anos de carreira. A partir da coleta de dados e da análise da percepção dos participantes, foi possível inferir que as contribuições da formação inicial de professores são mínimas e que, em alguns casos, são desconsideradas pelos profissionais. Ademais, foram desnudadas questões inéditas, como os desafios impostos ao professor iniciante no trabalho com alunos da Educação Especial, entre outras, que podem ser discutidas em pesquisas futuras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Hortência Matias de Castro (hortencia.castro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-03-19T23:42:30Z No. of bitstreams: 1 Artigo_Hortência.pdf: 892390 bytes, checksum: 9c9c81940971ca5881cec3696c70313b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:     O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão.Tal documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o Termo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba Termo de Autorização, podendo ser encontrado no seguinte link:   https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf    O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa.  Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIFGoiano:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2021-03-22T12:42:08Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Hortência Matias de Castro (hortencia.castro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-03-23T20:37:42Z No. of bitstreams: 1 Artigo Hortência versão final para repositório.pdf: 1272822 bytes, checksum: 761a132da668ca01d00522308c1774f8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-03-24T16:43:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Hortência versão final para repositório.pdf: 1272822 bytes, checksum: 761a132da668ca01d00522308c1774f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-24T16:44:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Hortência versão final para repositório.pdf: 1272822 bytes, checksum: 761a132da668ca01d00522308c1774f8 (MD5) Previous issue date: 2021-03-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofRevista Práxis Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor iniciante.pt_BR
dc.subjectDificuldades.pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Profissional.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA FORMAÇÃO DOCENTE EM INÍCIO DE CARREIRA: NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE JARAGUÁ (GO)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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