Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1685
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A IMPORTÂNCIA DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
Other Titles: | THE IMPORTANCE OF AN INTERDISCIPLINARY PRACTICE IN LITERACY: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW |
metadata.dc.creator: | Luciano, Ana Flávia de Jesus |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Rosana Alves Simão dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Joselina Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cunha, Cristiane Juvência Cabral |
metadata.dc.description.resumo: | A interdisciplinaridade é uma prática que pode ser desenvolvida nos alunos, por estarem em um nível de aprendizagem voltado à escrita e à leitura. O trabalho com a interdisciplinaridade na alfabetização pode ter sucesso quando as diversas disciplinas são “colocadas” a serviço da solução de um problema real de forma integrada. Este trabalho teve como objetivo deste compreender a importância da prática interdisciplinar na alfabetização. A presente pesquisa possui caráter descritivo-exploratório, bibliográfico e abordagem qualitativa. Na alfabetização, a partir de uma perspectiva interdisciplinar as áreas de conhecimento devem ser trabalhadas de maneira integrada, não apenas por atividades interligadas, mas através de vivências práticas que levem as crianças a desenvolverem suas aprendizagens como um todo e não de maneira estanque e restrita. |
Abstract: | Interdisciplinarity is a practice that can be developed in students, as they are at a learning level focused on writing and reading. Interdisciplinary work in literacy can be successful when the different disciplines are "put" at the service of solving an actual problem in an integrated way. This work aimed to understand the importance of interdisciplinary practice in literacy. The present research has a descriptive-exploratory, bibliographic and qualitative approach. In literacy, from an interdisciplinary perspective, the areas of knowledge must be worked in an integrated manner, not only through interconnected activities, but through practical experiences that lead children to develop their learning as a whole and not in a tight and restricted way. |
Keywords: | Educação. Escola. Interdisciplinaridade. Alfabetização. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Trindade |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1685 |
Issue Date: | 18-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ana Flávia - para repositório.pdf | 468,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.