Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1685
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Título(s) alternativo(s): THE IMPORTANCE OF AN INTERDISCIPLINARY PRACTICE IN LITERACY: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW
Autor(es): Luciano, Ana Flávia de Jesus
Primeiro Orientador: Santos, Rosana Alves Simão dos
Primeiro Membro da Banca: Cardoso, Joselina Alves
Segundo Membro da Banca: Cunha, Cristiane Juvência Cabral
Resumo: A interdisciplinaridade é uma prática que pode ser desenvolvida nos alunos, por estarem em um nível de aprendizagem voltado à escrita e à leitura. O trabalho com a interdisciplinaridade na alfabetização pode ter sucesso quando as diversas disciplinas são “colocadas” a serviço da solução de um problema real de forma integrada. Este trabalho teve como objetivo deste compreender a importância da prática interdisciplinar na alfabetização. A presente pesquisa possui caráter descritivo-exploratório, bibliográfico e abordagem qualitativa. Na alfabetização, a partir de uma perspectiva interdisciplinar as áreas de conhecimento devem ser trabalhadas de maneira integrada, não apenas por atividades interligadas, mas através de vivências práticas que levem as crianças a desenvolverem suas aprendizagens como um todo e não de maneira estanque e restrita.
Abstract: Interdisciplinarity is a practice that can be developed in students, as they are at a learning level focused on writing and reading. Interdisciplinary work in literacy can be successful when the different disciplines are "put" at the service of solving an actual problem in an integrated way. This work aimed to understand the importance of interdisciplinary practice in literacy. The present research has a descriptive-exploratory, bibliographic and qualitative approach. In literacy, from an interdisciplinary perspective, the areas of knowledge must be worked in an integrated manner, not only through interconnected activities, but through practical experiences that lead children to develop their learning as a whole and not in a tight and restricted way.
Palavras-chave: Educação. Escola. Interdisciplinaridade. Alfabetização.
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Trindade
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1685
Data do documento: 18-Dez-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Flávia - para repositório.pdf468,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.