Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1685
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
Título(s) alternativo(s): | THE IMPORTANCE OF AN INTERDISCIPLINARY PRACTICE IN LITERACY: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW |
Autor(es): | Luciano, Ana Flávia de Jesus |
Primeiro Orientador: | Santos, Rosana Alves Simão dos |
Primeiro Membro da Banca: | Cardoso, Joselina Alves |
Segundo Membro da Banca: | Cunha, Cristiane Juvência Cabral |
Resumo: | A interdisciplinaridade é uma prática que pode ser desenvolvida nos alunos, por estarem em um nível de aprendizagem voltado à escrita e à leitura. O trabalho com a interdisciplinaridade na alfabetização pode ter sucesso quando as diversas disciplinas são “colocadas” a serviço da solução de um problema real de forma integrada. Este trabalho teve como objetivo deste compreender a importância da prática interdisciplinar na alfabetização. A presente pesquisa possui caráter descritivo-exploratório, bibliográfico e abordagem qualitativa. Na alfabetização, a partir de uma perspectiva interdisciplinar as áreas de conhecimento devem ser trabalhadas de maneira integrada, não apenas por atividades interligadas, mas através de vivências práticas que levem as crianças a desenvolverem suas aprendizagens como um todo e não de maneira estanque e restrita. |
Abstract: | Interdisciplinarity is a practice that can be developed in students, as they are at a learning level focused on writing and reading. Interdisciplinary work in literacy can be successful when the different disciplines are "put" at the service of solving an actual problem in an integrated way. This work aimed to understand the importance of interdisciplinary practice in literacy. The present research has a descriptive-exploratory, bibliographic and qualitative approach. In literacy, from an interdisciplinary perspective, the areas of knowledge must be worked in an integrated manner, not only through interconnected activities, but through practical experiences that lead children to develop their learning as a whole and not in a tight and restricted way. |
Palavras-chave: | Educação. Escola. Interdisciplinaridade. Alfabetização. |
Área do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Trindade |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1685 |
Data do documento: | 18-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ana Flávia - para repositório.pdf | 468,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.