Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1683
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A RELAÇÃO ENTRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DESEMPENHO DE ESTUDANTES BRASILEIROS NO PISA 2018
metadata.dc.creator: Lopes, Alexandre Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Braga, Adriano Honorato
metadata.dc.contributor.referee1: Faria, Lucas José de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Braully Rocha da
metadata.dc.description.resumo: A produção de estudos que buscam identificar fatores ligados ao desempenho acadêmico e eficácia educacional vem sendo produzidos de forma contínua, não se tratando de um campo de pesquisa recente, entretanto mostra-se fundamental dada a mudança contínua em fatores sociais, econômicos e tecnológicos que impactam diretamente no contexto educacional. Um desses fatores trata-se da popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que trouxe significativas mudanças para a educação, sendo necessária a investigação e estudo dessas influências. Neste estudo, realizou-se uma investigação acerca da relação do uso de TICs no desempenho de estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). A amostra utilizada inclui 10,961 jovens brasileiros de quinze anos, referente ao PISA 2018. Os resultados encontrados indicam que no contexto nacional, o uso de TICs dentro e fora da escola não apresenta relação linear significativa com o desempenho acadêmico geral, entretanto, o interesse por TICs apresentado pelos estudantes está ligado a um melhor desempenho em matemática, leitura e ciências, no contexto nacional e em cada uma das regiões brasileiras.
Abstract: Several studies look for identify factors linked to academic performance and educational effectiveness, as it is a current and constantly evolving field of research, proving to be fundamental due to changes in social, economic and technological that directly impact the educational context. One of these matters is the popularization of Information and Communication Technologies (ICTs), which brought significant changes to education, requiring the investigation and study of these influences. In this study, an investigation was carried out about the relationship between the use of ICTs in the performance of Brazilian students in the International Student Assessment Program (PISA). The sample used includes 10,961 young Brazilian fifteen-year-olds, referring to PISA 2018. The results found indicate that in the national context, the use of ICTs inside and outside the school has no significant linear relationship with the general academic performance, however, the interest in ICTs stated by students is attached to better performance in mathematics, reading and science. The results are innovative because they were described considering specifically the national context and later subdivided in each of the Brazilian regions.
Keywords: Tecnologia da Informação e Comunicação
PISA
Educação
Desempenho Acadêmico
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1683
Issue Date: 2-Mar-2021
Appears in Collections:Bacharelado em Sistemas de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ Alexandre Lopes.pdf700,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.