Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Braga, Adriano Honorato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3670394035811712pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Lucas José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3766134688368012pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Braully Rocha da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6423154319465728pt_BR
dc.creatorLopes, Alexandre Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590509528065100pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-23T10:54:56Z-
dc.date.available2021-03-24-
dc.date.available2021-03-23T10:54:56Z-
dc.date.issued2021-03-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1683-
dc.description.abstractSeveral studies look for identify factors linked to academic performance and educational effectiveness, as it is a current and constantly evolving field of research, proving to be fundamental due to changes in social, economic and technological that directly impact the educational context. One of these matters is the popularization of Information and Communication Technologies (ICTs), which brought significant changes to education, requiring the investigation and study of these influences. In this study, an investigation was carried out about the relationship between the use of ICTs in the performance of Brazilian students in the International Student Assessment Program (PISA). The sample used includes 10,961 young Brazilian fifteen-year-olds, referring to PISA 2018. The results found indicate that in the national context, the use of ICTs inside and outside the school has no significant linear relationship with the general academic performance, however, the interest in ICTs stated by students is attached to better performance in mathematics, reading and science. The results are innovative because they were described considering specifically the national context and later subdivided in each of the Brazilian regions.pt_BR
dc.description.resumoA produção de estudos que buscam identificar fatores ligados ao desempenho acadêmico e eficácia educacional vem sendo produzidos de forma contínua, não se tratando de um campo de pesquisa recente, entretanto mostra-se fundamental dada a mudança contínua em fatores sociais, econômicos e tecnológicos que impactam diretamente no contexto educacional. Um desses fatores trata-se da popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que trouxe significativas mudanças para a educação, sendo necessária a investigação e estudo dessas influências. Neste estudo, realizou-se uma investigação acerca da relação do uso de TICs no desempenho de estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). A amostra utilizada inclui 10,961 jovens brasileiros de quinze anos, referente ao PISA 2018. Os resultados encontrados indicam que no contexto nacional, o uso de TICs dentro e fora da escola não apresenta relação linear significativa com o desempenho acadêmico geral, entretanto, o interesse por TICs apresentado pelos estudantes está ligado a um melhor desempenho em matemática, leitura e ciências, no contexto nacional e em cada uma das regiões brasileiras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alexandre Ferreira Lopes (alexandre.lopes1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-03-22T23:56:54Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Alexandre Lopes.pdf: 717244 bytes, checksum: e467f65c9fc439b7afc9288530f40a0b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciane Silva de Souza Prudente (luciane.prudente@ifgoiano.edu.br) on 2021-03-23T10:51:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_ Alexandre Lopes.pdf: 717244 bytes, checksum: e467f65c9fc439b7afc9288530f40a0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-23T10:54:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_ Alexandre Lopes.pdf: 717244 bytes, checksum: e467f65c9fc439b7afc9288530f40a0b (MD5) Previous issue date: 2021-03-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectPISApt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleA RELAÇÃO ENTRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DESEMPENHO DE ESTUDANTES BRASILEIROS NO PISA 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Alexandre Lopes.pdf700,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.