Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1681
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA E AS MUDANÇAS NO MODELO DE ENSINO: IMPACTO DO USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO VALE DO SÃO PATRÍCIO
Other Titles: EDUCATION IN THE PANDEMIC AND THE CHANGES IN THE TEACHING MODEL: Impact of the use of Information and Communication Technologies (ITCs) by basic education teachers in the São Patrício Valley
metadata.dc.creator: Soares, Andressa
metadata.dc.contributor.advisor1: Braga, Ramayane
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Emicléia
metadata.dc.contributor.referee2: Gontijo, Indiana
metadata.dc.description.resumo: Devido ao impacto tecnológico ocorrido em tempos de pandemia, docentes precisaram se adaptar a um novo conceito de ensino utilizando ferramentas digitais. Os docentes da educação básica que passam por dias de isolamento social e tiveram suas atividades migradas para o ensino online foram o lócus da pesquisa, os dados obtidos através de um questionário online tem como objetivo compreender o contato que os docentes de escolas de educação básica do Vale do São Patrício têm com a tecnologia. Os resultados apresentam as adversidades enfrentadas pelos docentes no processo de adaptação da educação, considerando a grande necessidade do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) diariamente, além da identificação das ferramentas mais utilizadas para o ensino de maneira online e como as tecnologias usadas contribuem para a realização das aulas. Por meio de pesquisa bibliográfica foi possível embasar o assunto apresentado neste trabalho e através da coleta de dados verificar o quanto ainda, muitos docentes apresentam dificuldades com o uso de algumas ferramentas tecnológicas.
Abstract: Due to the technological impact of pandemic times, teachers adapted to a new remote teaching medium, applying digital tools. The teachers of basic education who go through days of social isolation and had their activities migrated to remote teaching were the locus of the research, the data obtained through an online questionnaire aims to understand the contact that teachers of basic education schools in the São Patrick's Valley have with technology. The results show the adversities faced by teachers in the process of adapting education, considering the great need for the use of Information and Communication Technologies (ICT's) daily, in addition to identifying the most used platforms for teaching remotely and how the technologies used contribute to the realization of classes. Through bibliographic research it was possible to support the subject presented in this work and through data collection to verify how much still, many teachers present difficulties with the use of some technological tools.
Keywords: Docentes. TIC’s. Educação. Pandemia.
Teachers. TIC's. Education. Pandemic.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1681
Issue Date: 9-Mar-2021
Appears in Collections:Bacharelado em Sistemas de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Andressa Soares.pdf1,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.