Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1649
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O “ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA” COMO TEMÁTICA PARA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Santos, Lucilene Cândida dos
Marquez, Sandra Cristina
Resumo: Ano Internacional da Tabela Periódica foi comemorado, em 2019, em homenagem ao aniversário de 150 anos da descoberta da primeira tabela. Esta data pode servir como instrumento importante para ser trabalhado em sala de aula como forma de abordar a História da Ciência, a fim de que os estudantes percebam como é desenvolvido o processo histórico da Ciência e como ela sofre mudanças ao longo do tempo. Para que esse tema fosse trabalhado de forma significativa e mais próxima à realidade dos estudantes foi proposta, para turmas da 1ª série do Ensino Médio de uma escola conveniada com o Estado de Goiás, na cidade de Itumbiara - GO, uma sequência didática com o objetivo geral de estimular a aprendizagem no Ensino de Química utilizando a temática do Ano Internacional da Tabela Periódica. Adotou-se como objetivos específicos: envolver os estudantes na comemoração do Ano Internacional da Tabela Periódica; relacionar o estudo da Tabela Periódica e a História da Ciência com o cotidiano dos alunos, mostrando a utilização prática dos elementos químicos. Percebeu-se que nas atividades desenvolvidas, os estudantes participaram de forma colaborativa, desenvolveram a capacidade de trabalhar em equipe, a autonomia e habilidades artísticas. Com as atividades realizadas pode-se concluir que a temática pode servir como um bom instrumento para estimular a aprendizagem no Ensino de Química e História da Ciência de forma mais atualizada e dinâmica, pois permite uma variação de metodologias que desperta a curiosidade e maior participação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The International Year of the Periodic Table was celebrated in 2019 in honor of the 150th anniversary of the discovery of the first table. This date can serve as an important tool to be worked on in the classroom as a way to approach the History of Science, so that students can understand how the historical process of science is developed and how it undergoes changes over time. In order for this theme to be worked in a meaningful way and closer to the reality of the students, it was proposed, for classes of the 1st grade of high school of a school with the State of Goiás, in the city of Itumbiara - GO, a didactic sequence with the general objective of stimulating learning in chemistry teaching using the theme of the International Year of the Periodic Table. Specific objectives were adopted: to involve students in the celebration of the International Year of the Periodic Table; to relate the study of the Periodic Table and the History of Science with the daily life of the of students, showing the practical use of chemical elements. It was noticed that in the activities developed, the students participated collaboratively, developed the ability to work as a team, autonomy and artistic skills. With the activities carried out it can be concluded that the theme can serve as a good instrument to stimulate learning in the Teaching of Chemistry and History of Science in a more up-to-date and dynamic way, because it allows a variation of methodologies that arouses curiosity and greater participation of students in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Ensino de Química
Sequência didática
História da Ciência
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1649
Data do documento: 16-Dez-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_esp_LUCILENE CÂNDIDA DOS SANTOS.pdf851,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.