Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lucilene Cândida dos-
dc.creatorMarquez, Sandra Cristina-
dc.date.accessioned2021-03-12T23:04:44Z-
dc.date.available2021-05-31-
dc.date.available2021-03-12T23:04:44Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1649-
dc.description.abstractThe International Year of the Periodic Table was celebrated in 2019 in honor of the 150th anniversary of the discovery of the first table. This date can serve as an important tool to be worked on in the classroom as a way to approach the History of Science, so that students can understand how the historical process of science is developed and how it undergoes changes over time. In order for this theme to be worked in a meaningful way and closer to the reality of the students, it was proposed, for classes of the 1st grade of high school of a school with the State of Goiás, in the city of Itumbiara - GO, a didactic sequence with the general objective of stimulating learning in chemistry teaching using the theme of the International Year of the Periodic Table. Specific objectives were adopted: to involve students in the celebration of the International Year of the Periodic Table; to relate the study of the Periodic Table and the History of Science with the daily life of the of students, showing the practical use of chemical elements. It was noticed that in the activities developed, the students participated collaboratively, developed the ability to work as a team, autonomy and artistic skills. With the activities carried out it can be concluded that the theme can serve as a good instrument to stimulate learning in the Teaching of Chemistry and History of Science in a more up-to-date and dynamic way, because it allows a variation of methodologies that arouses curiosity and greater participation of students in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.resumoAno Internacional da Tabela Periódica foi comemorado, em 2019, em homenagem ao aniversário de 150 anos da descoberta da primeira tabela. Esta data pode servir como instrumento importante para ser trabalhado em sala de aula como forma de abordar a História da Ciência, a fim de que os estudantes percebam como é desenvolvido o processo histórico da Ciência e como ela sofre mudanças ao longo do tempo. Para que esse tema fosse trabalhado de forma significativa e mais próxima à realidade dos estudantes foi proposta, para turmas da 1ª série do Ensino Médio de uma escola conveniada com o Estado de Goiás, na cidade de Itumbiara - GO, uma sequência didática com o objetivo geral de estimular a aprendizagem no Ensino de Química utilizando a temática do Ano Internacional da Tabela Periódica. Adotou-se como objetivos específicos: envolver os estudantes na comemoração do Ano Internacional da Tabela Periódica; relacionar o estudo da Tabela Periódica e a História da Ciência com o cotidiano dos alunos, mostrando a utilização prática dos elementos químicos. Percebeu-se que nas atividades desenvolvidas, os estudantes participaram de forma colaborativa, desenvolveram a capacidade de trabalhar em equipe, a autonomia e habilidades artísticas. Com as atividades realizadas pode-se concluir que a temática pode servir como um bom instrumento para estimular a aprendizagem no Ensino de Química e História da Ciência de forma mais atualizada e dinâmica, pois permite uma variação de metodologias que desperta a curiosidade e maior participação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lucilene Cândida dos Santos (20182ppgecm0217@ifgoiano.edu.br) on 2021-02-08T20:37:43Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO - LUCILENE CANDIDA DOS SANTOS.pdf: 1100439 bytes, checksum: 4eb77fc0a140bc097c95e26c3e8ce771 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Lucilene, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf    Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,   on 2021-02-08T21:52:44Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucilene Cândida dos Santos (20182ppgecm0217@ifgoiano.edu.br) on 2021-03-11T20:43:30Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO - LUCILENE CANDIDA DOS SANTOS.pdf: 1100439 bytes, checksum: 4eb77fc0a140bc097c95e26c3e8ce771 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf-signed.pdf: 186910 bytes, checksum: 41245832bec1e9e2e80bc57cfd6f720a (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Lucilene, Informamos que sua submissão foi rejeitada paraajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) ea ata de defesa não foram anexados à submissão.Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitasno Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, apublicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo deAutorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es)devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formatoPDF dessa versão, com as devidas comprovaçõessolicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas naseguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica(verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados,nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada,você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentossolicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriaisde como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,    on 2021-03-11T21:26:23Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucilene Cândida dos Santos (20182ppgecm0217@ifgoiano.edu.br) on 2021-03-12T18:43:40Z No. of bitstreams: 1 Artigo final - Lucilene.docx: 2786210 bytes, checksum: e801cd4428aa8b621ee70202f3016e8f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-03-12T23:03:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo final - Lucilene.docx: 2786210 bytes, checksum: e801cd4428aa8b621ee70202f3016e8f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-12T23:04:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo final - Lucilene.docx: 2786210 bytes, checksum: e801cd4428aa8b621ee70202f3016e8f (MD5) Previous issue date: 2020-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofRevista Experiências em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectHistória da Ciênciapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleO “ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA” COMO TEMÁTICA PARA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_esp_LUCILENE CÂNDIDA DOS SANTOS.pdf851,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.