Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1577
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O POTENCIAL DO LÚDICO PARA A PROMOÇÃO DE PRÁTICAS LEITORAS NA BIBLIOTECA
metadata.dc.creator: Souza, Thânia Rosa do Carmo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Gill, Claudine Faleiro
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Joselina Alves
metadata.dc.contributor.referee2: EStrela, Hevellin
metadata.dc.description.resumo: Sabe-se que um dos meios utilizados para o desenvolvimento da prática leitora é através da estimulação, sendo este um processo primordial na formação e construção de hábitos leitores. Aborda-se então a importância da utilização dos recursos lúdicos-jogos e brincadeiras- com foco na promoção de práticas leitoras, em bibliotecas, sejam elas escolares ou não. Nesse contexto o objetivo principal é esclarecer ao público leitor sobre como estes meios se tornaram fundamentais na construção potencial do leitor. Como afirma Paulo Freire, a leitura é essencial no desenvolvimento intelectual e cultural do indivíduo, pois ressalta que o sujeito precisa ir além, saindo da zona de conforto para que não seja oprimido e sim liberto, nos permitindo que tornemos atores e sujeitos da construção deste processo histórico, e também Johan Huizinga ao dizer que: “o lúdico abrange os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar”, demonstrando assim, que os jogos e as brincadeiras foram uma das melhores soluções encontradas para que os jovens pudessem se interessar pela prática leitora. Utilizou-se então, de revisão bibliográfica afim de comprovar por meio da análise de artigos, livros e autores relacionados ao tema proposto nossa tese de que os recursos lúdicos são propícios à formação leitora. Assim, podemos citar como exemplo dessa prática “Os jogos literários” desenvolvidos pelas bibliotecárias do IFG (Instituto Federal Goiano) Campus-Trindade, o qual através dos mesmos os alunos são estimulados, orientados e motivados quanto a formação de hábitos e práticas leitoras, utilizando-se dos recursos lúdicos como práticas pedagógicas.
Abstract: It is known that one of the means used for the development of reading practice is through stimulation, which is a primary process in the formation and construction of reading habits. It then addresses the importance of using recreational resources - games and games - with a focus on promoting reading practices in libraries, whether they are school or not. In this context, the main objective is to clarify to the reading public how these means have become fundamental in the potential construction of the reader. As Paulo Freire affirms, reading is essential in the intellectual and cultural development of the individual, as he emphasizes that the subject needs to go further, leaving the comfort zone so that he is not oppressed but freed, allowing us to become actors and subjects in the construction of this historical process, and also Johan Huizinga when saying that: “the playful one includes the infantile games, the recreation, the competitions, the liturgical and theatrical representations, and the games of chance”, demonstrating thus, that the games and the games were one of the best solutions found so that young people could be interested in reading practice. Then, a bibliographic review was used in order to prove, through the analysis of articles, books and authors related to the proposed theme, our thesis that playful resources are conducive to reading training. Thus, we can cite as an example of this practice “The literary games” developed by the librarians of the IFG (Federal Institute of Goiás) Campus-Trindade, which through them the students are stimulated, oriented and motivated as to the formation of habits and reading practices, using playful resources as pedagogical practicesKeywords: Reading; Playful Resources; Library.
Keywords: Leitura. Recursos Lúdicos. Biblioteca
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1577
Issue Date: 14-Dec-2020
Appears in Collections:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Thânia Rosa do Carmo de Souza.pdf130,07 kBAdobe PDFView/Open
ata defesa_Thânia Rosa do Carmo de Souza.pdf188,33 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Thânia Rosa do Carmo de Souza.pdf257,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.