Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gill, Claudine Faleiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3035809602960272pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Joselina Alves-
dc.contributor.referee2EStrela, Hevellin-
dc.creatorSouza, Thânia Rosa do Carmo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8058956997632614pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-17T23:55:37Z-
dc.date.available2021-02-17T23:55:37Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1577-
dc.description.abstractIt is known that one of the means used for the development of reading practice is through stimulation, which is a primary process in the formation and construction of reading habits. It then addresses the importance of using recreational resources - games and games - with a focus on promoting reading practices in libraries, whether they are school or not. In this context, the main objective is to clarify to the reading public how these means have become fundamental in the potential construction of the reader. As Paulo Freire affirms, reading is essential in the intellectual and cultural development of the individual, as he emphasizes that the subject needs to go further, leaving the comfort zone so that he is not oppressed but freed, allowing us to become actors and subjects in the construction of this historical process, and also Johan Huizinga when saying that: “the playful one includes the infantile games, the recreation, the competitions, the liturgical and theatrical representations, and the games of chance”, demonstrating thus, that the games and the games were one of the best solutions found so that young people could be interested in reading practice. Then, a bibliographic review was used in order to prove, through the analysis of articles, books and authors related to the proposed theme, our thesis that playful resources are conducive to reading training. Thus, we can cite as an example of this practice “The literary games” developed by the librarians of the IFG (Federal Institute of Goiás) Campus-Trindade, which through them the students are stimulated, oriented and motivated as to the formation of habits and reading practices, using playful resources as pedagogical practicesKeywords: Reading; Playful Resources; Library.pt_BR
dc.description.resumoSabe-se que um dos meios utilizados para o desenvolvimento da prática leitora é através da estimulação, sendo este um processo primordial na formação e construção de hábitos leitores. Aborda-se então a importância da utilização dos recursos lúdicos-jogos e brincadeiras- com foco na promoção de práticas leitoras, em bibliotecas, sejam elas escolares ou não. Nesse contexto o objetivo principal é esclarecer ao público leitor sobre como estes meios se tornaram fundamentais na construção potencial do leitor. Como afirma Paulo Freire, a leitura é essencial no desenvolvimento intelectual e cultural do indivíduo, pois ressalta que o sujeito precisa ir além, saindo da zona de conforto para que não seja oprimido e sim liberto, nos permitindo que tornemos atores e sujeitos da construção deste processo histórico, e também Johan Huizinga ao dizer que: “o lúdico abrange os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar”, demonstrando assim, que os jogos e as brincadeiras foram uma das melhores soluções encontradas para que os jovens pudessem se interessar pela prática leitora. Utilizou-se então, de revisão bibliográfica afim de comprovar por meio da análise de artigos, livros e autores relacionados ao tema proposto nossa tese de que os recursos lúdicos são propícios à formação leitora. Assim, podemos citar como exemplo dessa prática “Os jogos literários” desenvolvidos pelas bibliotecárias do IFG (Instituto Federal Goiano) Campus-Trindade, o qual através dos mesmos os alunos são estimulados, orientados e motivados quanto a formação de hábitos e práticas leitoras, utilizando-se dos recursos lúdicos como práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thânia Rosa do Carmo de Souza (2019108301930130@ifgoiano.edu.br) on 2021-02-03T19:17:52Z No. of bitstreams: 1 Artigo THANIA.pdf: 133195 bytes, checksum: 0012b3e6ddcd4d5d0c250bec8de3751e (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Thânia, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf    Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,   on 2021-02-04T21:51:54Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Thânia Rosa do Carmo de Souza (2019108301930130@ifgoiano.edu.br) on 2021-02-12T20:19:54Z No. of bitstreams: 3 Artigo THANIA.pdf: 133195 bytes, checksum: 0012b3e6ddcd4d5d0c250bec8de3751e (MD5) ata defesa Thânia (1).pdf: 192846 bytes, checksum: 088640ec172634c3a3575b99c07e6bef (MD5) Thania.pdf: 264088 bytes, checksum: 975b5d3cfffe9c599215f1a433bd4070 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-02-17T23:54:23Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo THANIA.pdf: 133195 bytes, checksum: 0012b3e6ddcd4d5d0c250bec8de3751e (MD5) ata defesa Thânia (1).pdf: 192846 bytes, checksum: 088640ec172634c3a3575b99c07e6bef (MD5) Thania.pdf: 264088 bytes, checksum: 975b5d3cfffe9c599215f1a433bd4070 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-17T23:55:37Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo THANIA.pdf: 133195 bytes, checksum: 0012b3e6ddcd4d5d0c250bec8de3751e (MD5) ata defesa Thânia (1).pdf: 192846 bytes, checksum: 088640ec172634c3a3575b99c07e6bef (MD5) Thania.pdf: 264088 bytes, checksum: 975b5d3cfffe9c599215f1a433bd4070 (MD5) Previous issue date: 2020-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura. Recursos Lúdicos. Bibliotecapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO POTENCIAL DO LÚDICO PARA A PROMOÇÃO DE PRÁTICAS LEITORAS NA BIBLIOTECApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Thânia Rosa do Carmo de Souza.pdf130,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ata defesa_Thânia Rosa do Carmo de Souza.pdf188,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Thânia Rosa do Carmo de Souza.pdf257,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.