Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1571
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CONCEPÇÕES DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO AO LETRAMENTO LITERÁRIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE TRINDADE-GO |
Autor(es): | Guida, Rosemarilany Barbosa |
Primeiro Orientador: | Gill, Claudine Faleiro |
Primeiro Membro da Banca: | Silva, Ruth Aparecida Viana da |
Segundo Membro da Banca: | Cardoso, Joselina Alves |
Resumo: | Este artigo tece reflexões acerca das concepções do professor de educação básica quanto ao letramento literário. Para isso, foram consultados autores como, Kleiman (2012), Cosson (2011), Calvino (2007), Silva (2000), dentre outros, que nos deram a fundamentação teórica sobre o letramento literário e para as reflexões da pesquisa, como também foram utilizados para a construção do questionário, este, aplicado a professores que ministram a disciplina de língua portuguesa na educação básica - fundamental I e II – de uma Escola Estadual no município de Trindade – GO. Cujo objetivo é conhecer e aprofundar os estudos a respeito do letramento literário na educação básica, e verificar quais são as práticas de incentivo à leitura literária e do letramento literário, desenvolvidas em sala de aula por esses professores. |
Abstract: | This article reflects on the basic education teacher's conceptions of literary literacy. For this, authors were consulted, such as, Kleiman (2012), Cosson (2011), Calvino (2007), Silva (2000), among others, who gave us the theoretical foundation on literary literacy and for research reflections, as well as were used for the construction of the questionnaire, this one, applied to teachers that teach the discipline of Portuguese language in the basic education - elementary I and II - of a State School in the municipality of Trindade - GO. Whose objective is to know and deepen the studies about literary literacy in basic education, and to verify what are the practices of incentive to literary reading and literary literacy, developed in the classroom by these teachers. |
Palavras-chave: | Letramento Literário Leitura literária - Educação Básica Incentivo à leitura |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Trindade |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1571 |
Data do documento: | 19-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_Rosemarilany Barbosa Guida.pdf | 281,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ata de defesa_Rosemarilany Barbosa Guida.pdf | Ata de Defesa | 191,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCAE_Rosemarilany Barbosa Guida.pdf | TCAE | 256,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.