Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1569
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Other Titles: | Storytelling as a pedagogical practice and its influence on the literacy process in Early Childhood Education |
metadata.dc.creator: | Lemos, Soraya |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Rosana |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo tem como objetivo de discutir acerca da contação de histórias como prática pedagógica, trazendo ao debate suas contribuições nos vários aspectos do desenvolvimento da criança, tais como, o favorecimento de vínculos sociais, afetivos e educativos no processo de letramento, além de estimular o raciocínio lógico e o interesse pela leitura, o que permitirá que a criança construa seu mundo imaginário. Trata-se de um estudo bibliográfico, baseado em estudiosos como Benjamin (1994), Brandão (2010) Soares (2017), Zilberman (2006), Kleiman (1995), Café (2005), Reyes (2010),Franchi (2012),Cardoso(2013), Brandão (2010) BNCC, DCNEIS e PCNS. Essa pesquisa objetiva conhecer a contação de história como prática pedagógica e como ela poderá contribuir para o desenvolvimento e a construção do conhecimento infantil, contribuindo e auxiliando nos processos de letramento e aprendizagem da criança na educação infantil. Sendo assim, espera-se que ela contribua de forma significativa com profissionais da educação que atuam com crianças, oferecendo-lhes subsídios em sua prática pedagógica. O ato de contar histórias pode ser uma forma lúdica e estimulante, bem como um caminho facilitador no que diz respeito ao aprendizado de uma criança, podendo levá-la a novas descobertas sobre o mundo que a cerca. |
Abstract: | This article aims to discuss about storytelling as a pedagogical practice, bringing to the debate their contributions in various aspects of child development, such as favoring social, affective and educational bonds in the literacy process, in addition to stimulating reasoning logical and interest in reading, which will allow the child to build his imaginary world. This is a bibliographic study, based on scholars such as Benjamin (2012), Soares (2009),Soares (2017), Zilberman (2006), Kleiman (1995), Café (2005), Franchi (2012), Brandão (2010) BNCC, DCNEIS and PCNS This research aims to understand storytelling as a pedagogical practice and how it can contribute to the development and construction of children's knowledge, contributing and assisting in the literacy and learning processes of Therefore, it is expected that it will contribute significantly to education professionals who work with children, offering them subsidies in their pedagogical practice. The act of telling stories can be a playful and stimulating way, as well as a facilitating path with regard to a child's learning, which may lead him to new discoveries about the world around him. |
Keywords: | Contação de história. Letramento. Prática Pedagógica |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Trindade |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1569 |
Issue Date: | 16-Dec-2020 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_SORAYA LEMOS.pdf | 11,42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.