Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Rosana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0867572874444268pt_BR
dc.creatorLemos, Soraya-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3220113021274466pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-06T01:15:25Z-
dc.date.available2021-02-06T01:15:25Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1569-
dc.description.abstractThis article aims to discuss about storytelling as a pedagogical practice, bringing to the debate their contributions in various aspects of child development, such as favoring social, affective and educational bonds in the literacy process, in addition to stimulating reasoning logical and interest in reading, which will allow the child to build his imaginary world. This is a bibliographic study, based on scholars such as Benjamin (2012), Soares (2009),Soares (2017), Zilberman (2006), Kleiman (1995), Café (2005), Franchi (2012), Brandão (2010) BNCC, DCNEIS and PCNS This research aims to understand storytelling as a pedagogical practice and how it can contribute to the development and construction of children's knowledge, contributing and assisting in the literacy and learning processes of Therefore, it is expected that it will contribute significantly to education professionals who work with children, offering them subsidies in their pedagogical practice. The act of telling stories can be a playful and stimulating way, as well as a facilitating path with regard to a child's learning, which may lead him to new discoveries about the world around him.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo de discutir acerca da contação de histórias como prática pedagógica, trazendo ao debate suas contribuições nos vários aspectos do desenvolvimento da criança, tais como, o favorecimento de vínculos sociais, afetivos e educativos no processo de letramento, além de estimular o raciocínio lógico e o interesse pela leitura, o que permitirá que a criança construa seu mundo imaginário. Trata-se de um estudo bibliográfico, baseado em estudiosos como Benjamin (1994), Brandão (2010) Soares (2017), Zilberman (2006), Kleiman (1995), Café (2005), Reyes (2010),Franchi (2012),Cardoso(2013), Brandão (2010) BNCC, DCNEIS e PCNS. Essa pesquisa objetiva conhecer a contação de história como prática pedagógica e como ela poderá contribuir para o desenvolvimento e a construção do conhecimento infantil, contribuindo e auxiliando nos processos de letramento e aprendizagem da criança na educação infantil. Sendo assim, espera-se que ela contribua de forma significativa com profissionais da educação que atuam com crianças, oferecendo-lhes subsídios em sua prática pedagógica. O ato de contar histórias pode ser uma forma lúdica e estimulante, bem como um caminho facilitador no que diz respeito ao aprendizado de uma criança, podendo levá-la a novas descobertas sobre o mundo que a cerca.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Soraya Lourenço Oliveira Lemos (2019108301930121@ifgoiano.edu.br) on 2021-02-05T19:48:20Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO_SORAYA LEMOS.pdf: 11689788 bytes, checksum: 4f4a9ed3f10240646b1f9508a4dcd2b6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-02-06T01:13:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO_SORAYA LEMOS.pdf: 11689788 bytes, checksum: 4f4a9ed3f10240646b1f9508a4dcd2b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-06T01:15:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO_SORAYA LEMOS.pdf: 11689788 bytes, checksum: 4f4a9ed3f10240646b1f9508a4dcd2b6 (MD5) Previous issue date: 2020-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 34. ed. Tradução, apresentação e notas Marcus Vinicius Mazzari. Posfácio de Flávio Di Giorgi. São Paulo: Duas Cidades; 2002 (Coleção Espírito Crítico). BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi, Ler e escrever na educação infantil: discutindo praticas pedagógicas/ Ana Carolina Perrusi Brandão, Ester Calland de Sousa Rosa , organização. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. (Língua Portuguesa na escola; 2) Bibliografia. ISBN 978-85-7526-503-1 BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil/Secretaria de Educação Básica.- Brasilia : MEC, SEB, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: .http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias =79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 março 2020. BUSATTO, C. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. CAFÉ, Â. B. Dos contadores de histórias e das histórias contadas. Goiânia: Editora UFG, 2005. 15 FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade à escrita /EglêFranchi.-9.ed.-São Paulo: Cortez, 2012. ISBN978-85-249-1865-0. KLEIMAN, A. B.(org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Volume 1: Introdução; volume 2 Formação pessoal e social; volume 3.Conhecimento de mundo. SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto 2017. ___________Letramento: um tema em três gêneros/ Magda Soares. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editor, 2009. ZILBERMAN, R. Revista Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 117-132, setembro, 2006. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/viewFile/621/452. Acesso em: 25 agosto 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de história. Letramento. Prática Pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.title.alternativeStorytelling as a pedagogical practice and its influence on the literacy process in Early Childhood Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SORAYA LEMOS.pdf11,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.