Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1559
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS |
metadata.dc.creator: | Silva, Juliana Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lima, Michelle Castro |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho mostra como acontece o processo de alfabetização e letramento dos alunos surdos, assim como sua inclusão no ensino regular, as dicotomias do ensino especial, e as várias maneiras em que este pode ocorrer. O trabalho destaca a educação dos surdos, dando um enfoque especial para o aprendizado formal, para a instrução dos professores bilíngues, das salas especiais para atender aos alunos surdos e da legislação pertinente. Aqui será abordada a história da educação dos surdos e sua inclusão nas escolas regulares, a diferenciação entre inclusão e integração escolar. Será analisada também a concepção de Vygotsky a respeito da aquisição da linguagem e da consciência fonológica. Para a execução deste trabalho foram realizados uma elaborada pesquisa bibliográfica e um estudo de caso de acordo com os objetivos aqui elencados. Foram utilizadas referências de autores que corroboram com esta pesquisa e apresentação. |
Abstract: | This paper shows how deaf students' literacy and literacy process takes place, as well as their inclusion in mainstream education, the dichotomies of special education, and the various ways in which it can occur. The work highlights deaf education, with a special focus on formal learning, the instruction of bilingual teachers, special rooms for deaf students and relevant legislation. Here we will address the history of deaf education and its inclusion in mainstream schools, the differentiation between inclusion and school integration. Vygotsky's conception of language acquisition and phonological awareness will also be analyzed. For the accomplishment of this work an elaborated bibliographical research and a case study was accomplished according to the objectives listed here. We used references from authors that corroborate this research and presentation. |
Keywords: | Alfabetização. Letramento. Surdos. Alunos. Linguagem. |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Morrinhos |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1559 |
Issue Date: | 9-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Segunda Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tcc__Juliana Pereira..pdf | 906,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.