Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1559
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS
Autor(es): Silva, Juliana Pereira
Primeiro Orientador: Lima, Michelle Castro
Resumo: O presente trabalho mostra como acontece o processo de alfabetização e letramento dos alunos surdos, assim como sua inclusão no ensino regular, as dicotomias do ensino especial, e as várias maneiras em que este pode ocorrer. O trabalho destaca a educação dos surdos, dando um enfoque especial para o aprendizado formal, para a instrução dos professores bilíngues, das salas especiais para atender aos alunos surdos e da legislação pertinente. Aqui será abordada a história da educação dos surdos e sua inclusão nas escolas regulares, a diferenciação entre inclusão e integração escolar. Será analisada também a concepção de Vygotsky a respeito da aquisição da linguagem e da consciência fonológica. Para a execução deste trabalho foram realizados uma elaborada pesquisa bibliográfica e um estudo de caso de acordo com os objetivos aqui elencados. Foram utilizadas referências de autores que corroboram com esta pesquisa e apresentação.
Abstract: This paper shows how deaf students' literacy and literacy process takes place, as well as their inclusion in mainstream education, the dichotomies of special education, and the various ways in which it can occur. The work highlights deaf education, with a special focus on formal learning, the instruction of bilingual teachers, special rooms for deaf students and relevant legislation. Here we will address the history of deaf education and its inclusion in mainstream schools, the differentiation between inclusion and school integration. Vygotsky's conception of language acquisition and phonological awareness will also be analyzed. For the accomplishment of this work an elaborated bibliographical research and a case study was accomplished according to the objectives listed here. We used references from authors that corroborate this research and presentation.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Surdos. Alunos. Linguagem.
Área do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1559
Data do documento: 9-Dez-2019
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc__Juliana Pereira..pdf906,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.