Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Michelle Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3438503211913584pt_BR
dc.creatorSilva, Juliana Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9354344214404911pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-04T22:00:26Z-
dc.date.available2021-02-02-
dc.date.available2021-02-04T22:00:26Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1559-
dc.description.abstractThis paper shows how deaf students' literacy and literacy process takes place, as well as their inclusion in mainstream education, the dichotomies of special education, and the various ways in which it can occur. The work highlights deaf education, with a special focus on formal learning, the instruction of bilingual teachers, special rooms for deaf students and relevant legislation. Here we will address the history of deaf education and its inclusion in mainstream schools, the differentiation between inclusion and school integration. Vygotsky's conception of language acquisition and phonological awareness will also be analyzed. For the accomplishment of this work an elaborated bibliographical research and a case study was accomplished according to the objectives listed here. We used references from authors that corroborate this research and presentation.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho mostra como acontece o processo de alfabetização e letramento dos alunos surdos, assim como sua inclusão no ensino regular, as dicotomias do ensino especial, e as várias maneiras em que este pode ocorrer. O trabalho destaca a educação dos surdos, dando um enfoque especial para o aprendizado formal, para a instrução dos professores bilíngues, das salas especiais para atender aos alunos surdos e da legislação pertinente. Aqui será abordada a história da educação dos surdos e sua inclusão nas escolas regulares, a diferenciação entre inclusão e integração escolar. Será analisada também a concepção de Vygotsky a respeito da aquisição da linguagem e da consciência fonológica. Para a execução deste trabalho foram realizados uma elaborada pesquisa bibliográfica e um estudo de caso de acordo com os objetivos aqui elencados. Foram utilizadas referências de autores que corroboram com esta pesquisa e apresentação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Pereira Silva (2016104221310306@ifgoiano.edu.br) on 2021-02-03T19:22:13Z No. of bitstreams: 1 Tcc__Juliana Pereira..pdf: 928198 bytes, checksum: b43c274460747f10372e7004ef203454 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-02-04T21:56:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc__Juliana Pereira..pdf: 928198 bytes, checksum: b43c274460747f10372e7004ef203454 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-04T22:00:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tcc__Juliana Pereira..pdf: 928198 bytes, checksum: b43c274460747f10372e7004ef203454 (MD5) Previous issue date: 2019-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização. Letramento. Surdos. Alunos. Linguagem.pt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc__Juliana Pereira..pdf906,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.