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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: REFLEXÃO SOBRE O USO DO MUSEU DE MORFOLOGIA DA UFG NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autor(es): Sousa, Gessica Coelho
Primeiro Orientador: Silva, Ruth Aparecida Viana
Resumo: Este estudo faz parte do processo de formação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Trabalho Docente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Trindade. Fundamenta-se em estudos teóricos sobre o perfil dos professores de Ciências e Biologia que utilizam o Museu de Morfologia (MM) da Universidade Federal de Goiás (UFG), bem como nas respostas obtidas nos questionários aplicados a professores que visitaram o Museu de Morfologia (MM) durante o segundo semestre de 2019. Percebe-se a carência de informações de como atuam e quem são os profissionais de ensino que utilizam o MM da UFG, o que justifica a realização deste estudo que tem como objetivo investigar qual o perfil dos professores que utilizam este espaço não-formal de aprendizado para aulas de ciências e biologia. Ressalta-se que, com o surgimento da pandemia pela COVID 19, não foi possível continuar a pesquisa com os professores visitantes do MM no primeiro semestre de 2020. Como resultado, espera-se contribuir no processo de reflexão de que o processo de aprendizagem e de aquisição do conhecimento vai além do espaço da sala de aula. Assim, pela pesquisa realizada e pela revisão bibliográfica, que serviu de base teórica para a construção do artigo, ressalta-se a importância de apresentar aos docentes outros espaços que podem ser utilizados no processo de aprendizagem dos alunos, bem como na formação dos profissionais da educação.
Abstract: This study is part of the formation process of the Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Trabalho Docente, from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Trindade. It is based on theoretical studies on the profile of Science and Biology teachers who use the Museum of Morphological at the Universidade Federal de Goiás (UFG), as well as on the answers obtained in the questionnaires applied to teachers who visited the Museum of Morphological Sciences (MM) during the second semester of 2019. It is clear that there is a lack of information on how they work and who are the teaching professionals who use MM at the UFG, which justifies the realization of this study, which aims to investigate which the profile of teachers who use this non-formal learning space for science and biology classes. It is noteworthy that, with the emergence of the pandemic by COVID 19, it was not possible to continue the research with visiting MM professors in the first half of 2020, which is why the study started to consider the study of the existing records on this teaching practice. the use of MM as a space to complement the content studied in the classroom. As a result, it is expected to contribute to the reflection process that the process of learning and acquiring knowledge goes beyond the classroom space. Thus, the research carried out and the bibliographic review, which served as a theoretical basis for the construction of the article, emphasizes the importance of presenting teachers with other spaces that can be used in the students' learning process, as well as in the training of professionals in the field education.
Palavras-chave: Espaços não formais
Ensino de ciências
Professores
Divulgação científica
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Trindade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1548
Data do documento: 19-Jan-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

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