Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1515
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: THE LITERATURE TEACHER AND IDENTITY TRAINING
Autor(es): Santos, Tatiane
Primeiro Orientador: Gill, Claudine
Primeiro Membro da Banca: Silva, Ruth
Segundo Membro da Banca: Cunha, Cristiane
Resumo: Este trabalho evidencia o potencial da pesquisa relacionada ao desenvolvimento do professor de Literatura como provocador na formação da identidade dos estudantes. Tendo como objetivo geral, analisar e rever a prática docente do professor de literatura da 3ª série do Ensino Médio, com a finalidade de avançar quanto às metodologias no ensino literário, com vistas a contribuir para a formação humana. Deste modo, a análise parte do ensino ministrado nas instituições estaduais de ensino no Estado de Goiás, tendo como fundamento o Currículo Referência da Rede Estadual de Educação. Somado a isso, o conceito de identidade cultural é abordado a partir da obra A identidade cultural na pós-modernidade de Stuart Hall Stuart (2006), bem como à visão de Antonio Candido sobre a literatura na formação do homem e, por fim, tomamos como referência a obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago (1995) como exemplo de literatura reflexiva. A reflexão apontou para possibilidades didáticas que propiciem aulas mais dinâmicas de literatura na 3ª série do ensino médio da Rede Estadual de Ensino, com o objetivo de consolidar o ensino de literatura para contribuir na formação e construção identitária dos estudantes. Com isso, foi possível perceber que o ensino de literatura para atingir sua intencionalidade precisa ir além do ensino da historiografia literária. Portanto, é necessário que haja leitura e reflexões para que sua contribuição na formação do ser humano seja positiva e relevante.
Abstract: This work highlights the potential of research related to the development of the Literature teacher as a provocateur in the formation of students' identity. With the general objective, to analyze and review the teaching practice of the literature teacher of the 3rd grade of High School, with the purpose of advancing in terms of methodologies in literary teaching, with a view to contributing to human formation. In this way, the analysis starts from the teaching given in the state educational institutions in the State of Goiás, based on the Reference Curriculum of the State Education Network. Added to this, the concept of cultural identity is approached from the work The cultural identity in postmodernity by Stuart Hall Stuart (2006), as well as Antonio Candido's view on literature in the formation of man and, finally, we take as a reference the work Essay on blindness, by José Saramago (1995) as an example of reflective literature. The reflection pointed to didactic possibilities that provide more dynamic classes of literature in the 3rd grade of high school in the State Education Network, with the objective of consolidating the teaching of literature to contribute to the formation and identity construction of students. With that, it was possible to realize that the teaching of literature to achieve its intentionality needs to go beyond the teaching of literary historiography. Therefore, it is necessary to have reading and reflections so that their contribution to the formation of the human being is positive and relevant.
Palavras-chave: Professor de Literatura
Área do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Trindade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1515
Data do documento: 23-Nov-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_ Tatiane Santos.pdf855,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.