Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gill, Claudine-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3035809602960272pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ruth-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363817850361115pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Cristiane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9325090717155307pt_BR
dc.creatorSantos, Tatiane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4985198887465934pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-13T19:15:15Z-
dc.date.available2021-01-13-
dc.date.available2021-01-13T19:15:15Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1515-
dc.description.abstractThis work highlights the potential of research related to the development of the Literature teacher as a provocateur in the formation of students' identity. With the general objective, to analyze and review the teaching practice of the literature teacher of the 3rd grade of High School, with the purpose of advancing in terms of methodologies in literary teaching, with a view to contributing to human formation. In this way, the analysis starts from the teaching given in the state educational institutions in the State of Goiás, based on the Reference Curriculum of the State Education Network. Added to this, the concept of cultural identity is approached from the work The cultural identity in postmodernity by Stuart Hall Stuart (2006), as well as Antonio Candido's view on literature in the formation of man and, finally, we take as a reference the work Essay on blindness, by José Saramago (1995) as an example of reflective literature. The reflection pointed to didactic possibilities that provide more dynamic classes of literature in the 3rd grade of high school in the State Education Network, with the objective of consolidating the teaching of literature to contribute to the formation and identity construction of students. With that, it was possible to realize that the teaching of literature to achieve its intentionality needs to go beyond the teaching of literary historiography. Therefore, it is necessary to have reading and reflections so that their contribution to the formation of the human being is positive and relevant.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho evidencia o potencial da pesquisa relacionada ao desenvolvimento do professor de Literatura como provocador na formação da identidade dos estudantes. Tendo como objetivo geral, analisar e rever a prática docente do professor de literatura da 3ª série do Ensino Médio, com a finalidade de avançar quanto às metodologias no ensino literário, com vistas a contribuir para a formação humana. Deste modo, a análise parte do ensino ministrado nas instituições estaduais de ensino no Estado de Goiás, tendo como fundamento o Currículo Referência da Rede Estadual de Educação. Somado a isso, o conceito de identidade cultural é abordado a partir da obra A identidade cultural na pós-modernidade de Stuart Hall Stuart (2006), bem como à visão de Antonio Candido sobre a literatura na formação do homem e, por fim, tomamos como referência a obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago (1995) como exemplo de literatura reflexiva. A reflexão apontou para possibilidades didáticas que propiciem aulas mais dinâmicas de literatura na 3ª série do ensino médio da Rede Estadual de Ensino, com o objetivo de consolidar o ensino de literatura para contribuir na formação e construção identitária dos estudantes. Com isso, foi possível perceber que o ensino de literatura para atingir sua intencionalidade precisa ir além do ensino da historiografia literária. Portanto, é necessário que haja leitura e reflexões para que sua contribuição na formação do ser humano seja positiva e relevante.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tatiane Paula Silva dos Santos (2019108301930105@ifgoiano.edu.br) on 2021-01-13T18:55:28Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Tatiane Santos.pdf: 875831 bytes, checksum: 0726414c02de73657fa0958b2534f329 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-01-13T19:07:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Tatiane Santos.pdf: 875831 bytes, checksum: 0726414c02de73657fa0958b2534f329 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-13T19:15:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Tatiane Santos.pdf: 875831 bytes, checksum: 0726414c02de73657fa0958b2534f329 (MD5) Previous issue date: 2020-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor de Literaturapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleTHE LITERATURE TEACHER AND IDENTITY TRAININGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_ Tatiane Santos.pdf855,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.