Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1509
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(es): Mata, Frederico
Primeiro Orientador: Menezes, Ruimar
Resumo: O trabalho “A importância de aulas práticas de ciências no ensino fundamental II” faz uma análise bibliográfica que fundamenta a utilização e a inserção de metodologias práticas como rotina escolar, analisando o contexto escolar para se conseguir utilizar a prática como metodologia de ensino associada à aprendizagem teórica aplicada na maioria das escolas. O referencial teórico baseia-se em conceitos de aprendizagem significativa e a vivência educacional. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, que busca reunir fundamentação teórica e a construção de uma base para a utilização de aulas práticas como relevante ao processo de aprendizado e de construção de conhecimento. Reitera-se que aprendizagem no ambiente escolar implica em considerar variadas realidades e contextos.
Abstract: The work “The importance of practical science classes in elementary school II” makes a bibliographic analysis that justifies the use and insertion of practical methodologies as a school routine, analyzing the school context to be able to use the practice as the largest and most complete teaching methodology than just the theoretical applied in most schools. The theoretical framework is based on concepts of meaningful learning and educational experience. The methodology used is qualitative research, which seeks to gather theoretical foundations and build a basis for the use of practical classes, prove the use of theoretical-practical methodology as the real enhancement of the learning process and knowledge construction, and that it is possible to reproduce them in the school environment of the most varied realities and contexts.Keywords: Practical classes. Meaningful Learning. Experimentation.
Palavras-chave: Aulas práticas
Experimentação
Aprendizagem Significativa
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Trindade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1509
Data do documento: 24-Nov-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Frederico Mata.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.