Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1487
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A CAPACITAÇÃO DOS DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Autor(es): Silva, Leoney Lopes da
Primeiro Orientador: Ruzicki, Michele do Coito
Primeiro Coorientador: Bretas, Maria Luiza Batista
Primeiro Membro da Banca: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
Segundo Membro da Banca: Bretas, Maria Luiza Batista
Terceiro Membro da Banca: Jordão, Uiara Vaz
Resumo: Uma das questões mais abordadas, nas últimas décadas, diante das exigências impostas pela educação inclusiva, tem sido a formação docente. Diante disso, este artigo tem como objetivo refletir sobre a necessidade de formação de docentes para atuar no atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Busca-se, ainda, compreender as políticas educacionais para a formação continuada de professores para atuar na educação inclusiva. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e documental, para elucidar os conceitos de educação inclusiva e as políticas de formação docente na perspectiva da Educação Especial. Os resultados deste trabalho evidenciaram a falta de preparo dos professores e a necessidade sentida pelos mesmos de aprender a lidar com estudantes com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino.
Abstract: One of the most approached issues in recent decades, in view of the demands imposed by inclusive education, has been teacher training. Therefore, this article aims to reflect on the need for teacher training to work with students with special educational needs. In regular education. This article also seeks to understand the educational policies for the continuing education of teachers to work in inclusive education. To this end, a qualitative research was carried out, with bibliographic and documentary review, to elucidate the concepts of inclusive education and the policies of teacher education in the perspective of Special Education. The results of this work showed the teachers' lack of preparation and the need felt by them to learn to deal with students with special educational needs in the regular school system.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Formação de professores. Políticas educacionais.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: Instituição extra IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Citação: .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1487
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Leoney - Versão Final 05-12 - ATUALIZADO.pdf118,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE IF GOIANO.pdf255,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA DE DEFESA ASSINADA.pdf306,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.