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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A EDUCAÇÃO INFANTIL NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CALDAS NOVAS-GO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Autor(es): Coelho, Carolina Lorena
Primeiro Orientador: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
Primeiro Membro da Banca: Bretas, Maria Luiza Batista
Resumo: Este artigo tem como tema a construção do Plano Municipal de Educação (PME) da Cidade de Caldas Novas - GO, com ênfase nas metas para a educação infantil. O objetivo desse trabalho é refletir sobre as perspectivas e desafios desse documento para a comunidade do município. Além disso, busca-se compreender como se deu o processo de elaboração do PME, tendo como base o Plano Nacional de Educação (2014-2024) e o Plano Estadual de Educação do Estado de Goiás. Apresentam-se apontamentos a respeito do processo de formação da comissão coordenadora, a formulação, aprovação e aplicação das metas no município. O PME é analisado como um documento de política educacional, considerando os atores envolvidos nos diferentes momentos do processo. Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. Após as análises realizadas, é possível constatar que a educação infantil apresenta problemas comuns à maioria dos municípios brasileiros, que é a demanda maior que a oferta de vagas na Educação Infantil, principalmente no que se refere às Creches.
Abstract: This article has as its theme the construction of the Municipal Education Plan (PME) of the City of Caldas Novas - GO, with emphasis on the goals for early childhood education. The objective of this work is to reflect on the perspectives and challenges of this document for the municipality's community. In addition, it seeks to understand how the process of preparing the PME took place, based on the National Education Plan (2014-2024) and the State Education Plan of the State of Goiás. Notes on the education process are presented. formation of the coordinating commission, the formulation, approval and application of the goals in the municipality. The PME is analyzed as an educational policy document, considering the actors involved in the different moments of the process. It is a documentary research, of qualitative nature. After the analyzes carried out, it is possible to verify that early childhood education presents problems common to most Brazilian municipalities, which is a greater demand than the offer of places in Early Childhood Education, especially with regard to Day Care Centers.
Palavras-chave: Plano Municipal de Educação
Políticas Educacionais
Educação Infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1484
Data do documento: 25-Nov-2020
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