Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5913848677694784pt_BR
dc.contributor.referee1Bretas, Maria Luiza Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155529564602398pt_BR
dc.creatorCoelho, Carolina Lorena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807356756382338pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-16T22:58:38Z-
dc.date.available2020-12-15-
dc.date.available2020-12-16T22:58:38Z-
dc.date.issued2020-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1484-
dc.description.abstractThis article has as its theme the construction of the Municipal Education Plan (PME) of the City of Caldas Novas - GO, with emphasis on the goals for early childhood education. The objective of this work is to reflect on the perspectives and challenges of this document for the municipality's community. In addition, it seeks to understand how the process of preparing the PME took place, based on the National Education Plan (2014-2024) and the State Education Plan of the State of Goiás. Notes on the education process are presented. formation of the coordinating commission, the formulation, approval and application of the goals in the municipality. The PME is analyzed as an educational policy document, considering the actors involved in the different moments of the process. It is a documentary research, of qualitative nature. After the analyzes carried out, it is possible to verify that early childhood education presents problems common to most Brazilian municipalities, which is a greater demand than the offer of places in Early Childhood Education, especially with regard to Day Care Centers.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como tema a construção do Plano Municipal de Educação (PME) da Cidade de Caldas Novas - GO, com ênfase nas metas para a educação infantil. O objetivo desse trabalho é refletir sobre as perspectivas e desafios desse documento para a comunidade do município. Além disso, busca-se compreender como se deu o processo de elaboração do PME, tendo como base o Plano Nacional de Educação (2014-2024) e o Plano Estadual de Educação do Estado de Goiás. Apresentam-se apontamentos a respeito do processo de formação da comissão coordenadora, a formulação, aprovação e aplicação das metas no município. O PME é analisado como um documento de política educacional, considerando os atores envolvidos nos diferentes momentos do processo. Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. Após as análises realizadas, é possível constatar que a educação infantil apresenta problemas comuns à maioria dos municípios brasileiros, que é a demanda maior que a oferta de vagas na Educação Infantil, principalmente no que se refere às Creches.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carolina Lorena Coelho (carolina.lorena@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-15T23:56:41Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO CAROLINA LORENA - Versão Final.pdf: 190349 bytes, checksum: 87ad0c4c05c6ef7003bf5b541c2a9ce9 (MD5) Ata de Defesa_Carolina.pdf: 200234 bytes, checksum: 64efc51a0a9e3bba78a10af351fea2c3 (MD5) TCAE_Carolina.pdf: 1127301 bytes, checksum: f7de47c0ef9e96a22ff2d1dba02709b4 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  A tipolologia do documento deve ser ARTIGO e não TCC. Informamos ainda que a submissão não foi cancelada e assim que fizer a alteração é só reenviar. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdfAtenciosamente,  on 2020-12-16T13:20:34Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Carolina Lorena Coelho (carolina.lorena@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T14:40:41Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO CAROLINA LORENA - Versão Final.pdf: 190349 bytes, checksum: 87ad0c4c05c6ef7003bf5b541c2a9ce9 (MD5) Ata de Defesa_Carolina.pdf: 200234 bytes, checksum: 64efc51a0a9e3bba78a10af351fea2c3 (MD5) TCAE_Carolina.pdf: 1127301 bytes, checksum: f7de47c0ef9e96a22ff2d1dba02709b4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T22:57:42Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO CAROLINA LORENA - Versão Final.pdf: 190349 bytes, checksum: 87ad0c4c05c6ef7003bf5b541c2a9ce9 (MD5) Ata de Defesa_Carolina.pdf: 200234 bytes, checksum: 64efc51a0a9e3bba78a10af351fea2c3 (MD5) TCAE_Carolina.pdf: 1127301 bytes, checksum: f7de47c0ef9e96a22ff2d1dba02709b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-16T22:58:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO CAROLINA LORENA - Versão Final.pdf: 190349 bytes, checksum: 87ad0c4c05c6ef7003bf5b541c2a9ce9 (MD5) Ata de Defesa_Carolina.pdf: 200234 bytes, checksum: 64efc51a0a9e3bba78a10af351fea2c3 (MD5) TCAE_Carolina.pdf: 1127301 bytes, checksum: f7de47c0ef9e96a22ff2d1dba02709b4 (MD5) Previous issue date: 2020-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano Municipal de Educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CALDAS NOVAS-GO: PERSPECTIVAS E DESAFIOSpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO CAROLINA LORENA - Versão Final.pdf185,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa_Carolina.pdf195,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Carolina.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.