Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1430
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AVALIAÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO
metadata.dc.creator: Oliveira, Lauriene Campos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta discussões e reflexões sobre atividades escolares que extrapolam o contexto tradicional de ensino. Para tanto, realizamos a avaliação de uma proposta pedagógica, de caráter interdisciplinar, para o Ensino de Química (e áreas relacionadas às Ciências Naturais), baseada na construção e lançamento de modelos de foguetes. Primeiro situamos esta pesquisa na área de Educação em Ciências, com uma breve revisão de literatura sobre atividades práticas no ensino de Química. Em seguida, destacamos propostas de intervenções que apropriam do uso de foguetes em instituições de ensino. Depois, apresentamos a metodologia adotada para esta pesquisa e, por fim, os resultados alcançados e algumas considerações. As nossas análises evidenciaram que a utilização de foguetes no ensino de Química tem potencial para promover uma educação contextualizada, de natureza prática e interdisciplinar, favorecendo o protagonismo dos estudantes no ensino de Química.
Abstract: This text presents discussions and reflections on school activities that go beyond the traditional context of teaching. In addition, we carried out the evaluation of a pedagogical proposal, of an interdisciplinary nature, for Teaching Chemistry (and areas related to Natural Sciences) based on the construction and launching of rocket models elaborated with PET bottles. First we locate this research in the area of Science Education, with a brief review of the literature on practical activities in the teaching of Chemistry. Next, we highlight proposals for interventions that appropriate the use of rockets in educational institutions. Then, we present the methodology adopted for this research, and finally, the results achieved and some considerations. Our analyzes showed that the use of rockets in the teaching of Chemistry has the potential to promote a contextual education, of a practical and interdisciplinary nature, favoring the protagonism of the students in the teaching of Chemistry.
Keywords: Intervenção pedagogica. Ensino de química. Avaliação da prática docente
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1430
Issue Date: 28-Feb-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Lauriene Campos de Oliveira.pdf1,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.