Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4401201U5&tokenCaptchar=03AGdBq27Z_AfTGFU-CMp73b7c_AGrHhrnAkWrCQNWcMqryLftsGj6_tleSVeTUQuPK4QTkepHsXobIuOInfxoiUfzaqXtY7uXHeFaswj0x1tReAkHRltuWXIdctSssLs-jasiuCsi2P0TS68x0_324SgKbX_menzYxMuwXHZFzJxf8d-ZVvL7kNG-K5-Zw6D69x336Dgrx4JQXdzoB5yS6DUrntp4tQ9O10Wk54v6nRkAqG79la64H57XdY7Ppv9JM3PB-MSpTBZ0RBLMuu_y1vO6va8PIplbCLHZjDXon9pkfiqQwQx-nKNqfA_HukX2WVFoX3iap0iq3D0L6nSSIN8EQIUPOZeC07-GBdUwIgBfQV-uzdhRUroU1kWGHtlSsJ2lF9AJ5K7y7zX-oPj-zSjdqYLKvQG7WqjN8gbF500j3VF6Y7dl9GhUSvQMjzPdnvhbdorvJr2xETHgK28HSAXuij9ionfNbApt_BR
dc.creatorOliveira, Lauriene Campos de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8160442H6&tokenCaptchar=03AGdBq2695mgv2CSWTfaQZxIj29mRsJe4wapcy1W5B8WKd7hJxR2Q4VzpwTtQY7kpNkDlJ0NTOHNplqMxTBtH5bkCIS2IoDOJB-qwzz72_SzphLRu66fvWcdMs3v2Alr9oDXYCpn1RIqzfCvisaRKsXIp6MrEeNcnRHIqAYa_oXyhvRypqOnOp1wc-1R2ffDhvzngO6_qjPMX8o4yUEy5pcgjMXvXSjVKu_BoC5JnFRQwDXLjx0IH8UnzGDnPnN2aPYg1_LCpyx0yoIh3kNXH9Wa24xSWf5peUsY3VMpS3SP678ZNiuSyECtBOBC3ODi-i9uUauZ155svIBmyZNsZj_2R4B4E_yQvoxCESnpfM7eRM4DmrfU7AfT7ZOHA9DJVVfTtxCTeVTl82lkBOG2gwVdQ-uwGYCeWlHZa-NMBcUtceUiIwgrIfDrctE055Y3ck8gvrGnRfwbRUOIvXxcEtRhb4p_OtM8EDQpt_BR
dc.date.accessioned2020-11-11T20:09:09Z-
dc.date.available2020-11-11-
dc.date.available2020-11-11T20:09:09Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1430-
dc.description.abstractThis text presents discussions and reflections on school activities that go beyond the traditional context of teaching. In addition, we carried out the evaluation of a pedagogical proposal, of an interdisciplinary nature, for Teaching Chemistry (and areas related to Natural Sciences) based on the construction and launching of rocket models elaborated with PET bottles. First we locate this research in the area of Science Education, with a brief review of the literature on practical activities in the teaching of Chemistry. Next, we highlight proposals for interventions that appropriate the use of rockets in educational institutions. Then, we present the methodology adopted for this research, and finally, the results achieved and some considerations. Our analyzes showed that the use of rockets in the teaching of Chemistry has the potential to promote a contextual education, of a practical and interdisciplinary nature, favoring the protagonism of the students in the teaching of Chemistry.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta discussões e reflexões sobre atividades escolares que extrapolam o contexto tradicional de ensino. Para tanto, realizamos a avaliação de uma proposta pedagógica, de caráter interdisciplinar, para o Ensino de Química (e áreas relacionadas às Ciências Naturais), baseada na construção e lançamento de modelos de foguetes. Primeiro situamos esta pesquisa na área de Educação em Ciências, com uma breve revisão de literatura sobre atividades práticas no ensino de Química. Em seguida, destacamos propostas de intervenções que apropriam do uso de foguetes em instituições de ensino. Depois, apresentamos a metodologia adotada para esta pesquisa e, por fim, os resultados alcançados e algumas considerações. As nossas análises evidenciaram que a utilização de foguetes no ensino de Química tem potencial para promover uma educação contextualizada, de natureza prática e interdisciplinar, favorecendo o protagonismo dos estudantes no ensino de Química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lauriene Campos de Oliveira (2013101221530024@ifgoiano.edu.br) on 2020-11-11T19:23:43Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão de curso.pdf: 1167426 bytes, checksum: 027a09cde3b37b0a9ae37a4b274504a6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-11-11T20:06:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão de curso.pdf: 1167426 bytes, checksum: 027a09cde3b37b0a9ae37a4b274504a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-11T20:09:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão de curso.pdf: 1167426 bytes, checksum: 027a09cde3b37b0a9ae37a4b274504a6 (MD5) Previous issue date: 2019-02-28en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagogica. Ensino de química. Avaliação da prática docentept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Lauriene Campos de Oliveira.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.