Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1417
metadata.dc.type: Dissertação
Title: PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS MORRINHOS
metadata.dc.creator: Medeiros, Sidineya Aires de
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Marco Antônio de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Michelle Castro
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho situa se no campo das políticas pú blicas sociais e educacionais, mais especificamente, refere se às políticas de assistência estudantil e educação profissional e tecnológica. A investigação tem como objetivo identificar como a Política de Assistência Estudantil (PAE) é ofertada nos cursos técnicos de nível médio do IF Goiano campus Morrinhos e quais são as possíveis implicações do desenvolvimento de tal política no processo de permanência e êxito dos discentes dos referidos cursos. Trata se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Tal estudo ocorreu por meio de investigação documental e bibliográfica com a utilização de questionários e entrevistas. O levantamento histórico da educação profissional no Brasil mostrou que a dualidade educacional está presente até os di as atuais e o ensino médio integrado pode ser considerado como a “Travessia” para uma nova realidade. Para que essa possibilidade seja proporcionada ao estudante, ele precisa conhecer efetivamente a instituição em que está inserido, bem como os programas e projetos que possam contribuir para sua permanência e êxito. Contudo, por meio desta pesquisa, verificou se que a maioria dos estudantes não conhece o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), objeto deste estudo. Nesse sentido, o produto educa cional desenvolvido foi o Guia do Estudante dos Cursos Técnicos Integrados, instrumento que possibilita aos estudantes conhecer as ações do Pnaes implementadas e como cada uma delas é desenvolvida no campus Morrinhos.
Abstract: This research is developed in the social and educational public policies field, more specifically the student assistance policies and professional and technological education. The investigation aims to identify how the Student Assistance Policy (PAE) is offered in high school technical courses at IF Goiano Morrinhos and what the possible implications of the development of such policy are, regarding the permanence and success of the students from the r eferred courses. This is a qualitative research typified as a case study. The research was based on documentary and bibliographic investigation, and field research using questionnaires and interviews. The historical survey of professional education in Braz il showed that the educational duality is present up to the present day and integrated high school can be considered as a “Passage” to a new reality. For this possibility to be offered to students, they need to effectively know the institution in which the y are inserted, as well as the programs and projects that can contribute to their permanence and success. However, the research demonstrated that most students do not know the National Student Assistance Program (PNAES), object of this study. Given this, a n Integrated Technical Courses Student Guide was developed as educational product, an instrument that allows students to learn about the Pnaes actions implemented and how each one is developed at Morrinhos campus.
Keywords: Ensino Médio Integrado. Pnaes. Evasão. Permanência.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1417
Issue Date: 4-Sep-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Sidineya_Aires_de_Medeiros.pdf2,74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons