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dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Marco Antônio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042220750846412pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Michelle Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3438503211913584pt_BR
dc.creatorMedeiros, Sidineya Aires de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0592704890783390pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-27T17:47:53Z-
dc.date.available2020-10-27-
dc.date.available2020-10-27T17:47:53Z-
dc.date.issued2020-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1417-
dc.description.abstractThis research is developed in the social and educational public policies field, more specifically the student assistance policies and professional and technological education. The investigation aims to identify how the Student Assistance Policy (PAE) is offered in high school technical courses at IF Goiano Morrinhos and what the possible implications of the development of such policy are, regarding the permanence and success of the students from the r eferred courses. This is a qualitative research typified as a case study. The research was based on documentary and bibliographic investigation, and field research using questionnaires and interviews. The historical survey of professional education in Braz il showed that the educational duality is present up to the present day and integrated high school can be considered as a “Passage” to a new reality. For this possibility to be offered to students, they need to effectively know the institution in which the y are inserted, as well as the programs and projects that can contribute to their permanence and success. However, the research demonstrated that most students do not know the National Student Assistance Program (PNAES), object of this study. Given this, a n Integrated Technical Courses Student Guide was developed as educational product, an instrument that allows students to learn about the Pnaes actions implemented and how each one is developed at Morrinhos campus.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho situa se no campo das políticas pú blicas sociais e educacionais, mais especificamente, refere se às políticas de assistência estudantil e educação profissional e tecnológica. A investigação tem como objetivo identificar como a Política de Assistência Estudantil (PAE) é ofertada nos cursos técnicos de nível médio do IF Goiano campus Morrinhos e quais são as possíveis implicações do desenvolvimento de tal política no processo de permanência e êxito dos discentes dos referidos cursos. Trata se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Tal estudo ocorreu por meio de investigação documental e bibliográfica com a utilização de questionários e entrevistas. O levantamento histórico da educação profissional no Brasil mostrou que a dualidade educacional está presente até os di as atuais e o ensino médio integrado pode ser considerado como a “Travessia” para uma nova realidade. Para que essa possibilidade seja proporcionada ao estudante, ele precisa conhecer efetivamente a instituição em que está inserido, bem como os programas e projetos que possam contribuir para sua permanência e êxito. Contudo, por meio desta pesquisa, verificou se que a maioria dos estudantes não conhece o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), objeto deste estudo. Nesse sentido, o produto educa cional desenvolvido foi o Guia do Estudante dos Cursos Técnicos Integrados, instrumento que possibilita aos estudantes conhecer as ações do Pnaes implementadas e como cada uma delas é desenvolvida no campus Morrinhos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sidineya Medeiros (20182043310214@ifgoiano.edu.br) on 2020-10-27T17:33:24Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Sidineya_Aires_de_Medeiros.pdf: 2802513 bytes, checksum: 98e9d91fef45f35fbd0666c72adf0ca4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-10-27T17:43:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Sidineya_Aires_de_Medeiros.pdf: 2802513 bytes, checksum: 98e9d91fef45f35fbd0666c72adf0ca4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-27T17:47:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Sidineya_Aires_de_Medeiros.pdf: 2802513 bytes, checksum: 98e9d91fef45f35fbd0666c72adf0ca4 (MD5) Previous issue date: 2020-09-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Médio Integrado. Pnaes. Evasão. Permanência.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS MORRINHOSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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