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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA PERSPECTIVA DE HENRI WALLON: DA HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA À EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Ferreira, Igor
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Valéria
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Ruth
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Valéria
metadata.dc.contributor.referee2: Gill, Claudine
metadata.dc.contributor.referee3: Messias, Rachel
metadata.dc.description.resumo: Desde sua implantação, por meio da Constituição Federal de 1988, a Educação Infantil tem passado por muitas transformações, porém, sempre preocupada com o desenvolvimento integral da criança. Essa preocupação leva as instituições a buscarem e utilizarem-se de estudos de inúmeros autores comprometidos com o desenvolvimento integral da criança, a exemplo de Henri Wallon (1975), que subsidia o trabalho desenvolvido dentro das instituições escolares, haja vista a importância de suas pesquisas sobre o papel do ambiente escolar na formação integral da criança. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar como a educação escolar deve ser um lócus privilegiado para o desenvolvimento da criança na perspectiva de Wallon. O interesse pela pesquisa surgiu diante de leituras teóricas, assim como da prática de estágio curricular na Educação Infantil, realizado no curso de Pedagogia, que possibilitou verificar o trabalho desenvolvido em escolas que promovem atividades e experiências que potencializam o desenvolvimento infantil, além da valorização do trabalho pedagógico em seus aspectos físicos, afetivos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada em Wallon (1975) e complementada por autores como Heywood (2004), Kuhlmann Jr. (2010), Rosemberg (2019), dentre outros, analisando de que forma esse âmbito da Educação Infantil possibilita situações diferenciadas de desenvolvimento para a criança. Evidencia-se que na teoria Walloniana, a instituição educacional não deve privilegiar ora os aspectos físicos ora cognitivos ou ora os aspectos afetivos, mas deve compreendê-los de forma articulada no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil, criando possibilidades formativas para a criança, que sejam importantes para o seu dia a dia, vislumbrando o seu desenvolvimento integral. Espera-se, como resultado, que este estudo possa contribuir na formação de profissionais que atuam direta ou indiretamente na educação infantil.
Abstract: Since its implementation, through the 1988 Federal Constitution, Early Childhood Education has undergone many transformations, however, always concerned with the integral development of the child. This concern leads institutions to seek and make use of studies by countless authors committed to the integral development of children, such as Henri Wallon (1975), who supports the work developed within school institutions, given the importance of their research on the role of the school environment in the integral education of the child. In this context, the objective of this research is to analyze how school education should be a privileged locus for the child's development in Wallon's perspective. The interest in research arose in the face of theoretical readings, as well as the practice of curricular internship in Early Childhood Education, carried out in the Pedagogy course, which made it possible to verify the work developed in schools that promote activities and experiences that enhance child development, in addition to valuing child development. pedagogical work in its physical, affective aspects. It is a bibliographic research, based on Wallon (1975) and complemented by authors such as Heywood (2004), Kuhlmann Jr. (2010), Rosemberg (2019), among others, analyzing how this scope of Early Childhood Education enables situations differentiated developmental conditions for the child. It is evident that in Wallonian theory, the educational institution should not privilege either physical aspects or cognitive or affective aspects, but must understand them in an articulated way in the process of learning and child development, creating educational possibilities for the child, who are important for your daily life, envisioning your integral development. As a result, it is expected that this study can contribute to the training of professionals who work directly or indirectly in early childhood education.
Keywords: Educação Infantil. Escola. Criança. Wallon. Infância.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PSICOLOGIA DA EDUCACAO:EDUCACAO INFANTIL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1414
Issue Date: 15-Sep-2020
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