Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Valéria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443534524224688pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Ruth-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363817850361115pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Valéria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443534524224688pt_BR
dc.contributor.referee2Gill, Claudine-
dc.contributor.referee3Messias, Rachel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2303166673494701pt_BR
dc.creatorFerreira, Igor-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028372606034371pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-20T16:18:57Z-
dc.date.available2020-10-20-
dc.date.available2020-10-20T16:18:57Z-
dc.date.issued2020-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1414-
dc.description.abstractSince its implementation, through the 1988 Federal Constitution, Early Childhood Education has undergone many transformations, however, always concerned with the integral development of the child. This concern leads institutions to seek and make use of studies by countless authors committed to the integral development of children, such as Henri Wallon (1975), who supports the work developed within school institutions, given the importance of their research on the role of the school environment in the integral education of the child. In this context, the objective of this research is to analyze how school education should be a privileged locus for the child's development in Wallon's perspective. The interest in research arose in the face of theoretical readings, as well as the practice of curricular internship in Early Childhood Education, carried out in the Pedagogy course, which made it possible to verify the work developed in schools that promote activities and experiences that enhance child development, in addition to valuing child development. pedagogical work in its physical, affective aspects. It is a bibliographic research, based on Wallon (1975) and complemented by authors such as Heywood (2004), Kuhlmann Jr. (2010), Rosemberg (2019), among others, analyzing how this scope of Early Childhood Education enables situations differentiated developmental conditions for the child. It is evident that in Wallonian theory, the educational institution should not privilege either physical aspects or cognitive or affective aspects, but must understand them in an articulated way in the process of learning and child development, creating educational possibilities for the child, who are important for your daily life, envisioning your integral development. As a result, it is expected that this study can contribute to the training of professionals who work directly or indirectly in early childhood education.pt_BR
dc.description.resumoDesde sua implantação, por meio da Constituição Federal de 1988, a Educação Infantil tem passado por muitas transformações, porém, sempre preocupada com o desenvolvimento integral da criança. Essa preocupação leva as instituições a buscarem e utilizarem-se de estudos de inúmeros autores comprometidos com o desenvolvimento integral da criança, a exemplo de Henri Wallon (1975), que subsidia o trabalho desenvolvido dentro das instituições escolares, haja vista a importância de suas pesquisas sobre o papel do ambiente escolar na formação integral da criança. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar como a educação escolar deve ser um lócus privilegiado para o desenvolvimento da criança na perspectiva de Wallon. O interesse pela pesquisa surgiu diante de leituras teóricas, assim como da prática de estágio curricular na Educação Infantil, realizado no curso de Pedagogia, que possibilitou verificar o trabalho desenvolvido em escolas que promovem atividades e experiências que potencializam o desenvolvimento infantil, além da valorização do trabalho pedagógico em seus aspectos físicos, afetivos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada em Wallon (1975) e complementada por autores como Heywood (2004), Kuhlmann Jr. (2010), Rosemberg (2019), dentre outros, analisando de que forma esse âmbito da Educação Infantil possibilita situações diferenciadas de desenvolvimento para a criança. Evidencia-se que na teoria Walloniana, a instituição educacional não deve privilegiar ora os aspectos físicos ora cognitivos ou ora os aspectos afetivos, mas deve compreendê-los de forma articulada no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil, criando possibilidades formativas para a criança, que sejam importantes para o seu dia a dia, vislumbrando o seu desenvolvimento integral. Espera-se, como resultado, que este estudo possa contribuir na formação de profissionais que atuam direta ou indiretamente na educação infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Igor Gomes Ferreira (2019108301930148@ifgoiano.edu.br) on 2020-10-20T15:54:29Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO IGOR 2020 - Repositório IF Goiano.pdf: 521524 bytes, checksum: c7c789afdb4ce1ab75e6e3d5669b9bda (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2020-10-20T16:17:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO IGOR 2020 - Repositório IF Goiano.pdf: 521524 bytes, checksum: c7c789afdb4ce1ab75e6e3d5669b9bda (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-20T16:18:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO IGOR 2020 - Repositório IF Goiano.pdf: 521524 bytes, checksum: c7c789afdb4ce1ab75e6e3d5669b9bda (MD5) Previous issue date: 2020-09-15en
dc.description.sponsorshipCapes/CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Mahoney, Abigail Alvarenga (orgs.) Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2007. ALVES, Nancy de Lima; BARBOSA, Ivone Garcia; MARTINS, Telma Aparecida Teles. Políticas públicas de Educação infantil: a criança é cidadã. Anais do III EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2009. Disponível em http://www2.unucseh.ueg.br/ceped/edipe/anais/IIIedipe/pdfs/2_trabalhos/gt09_didatica_praticas_ensino_estagio/trab_gt09_politicas_publicas_educacao_infantil.pdf . Acesso em: 04 jul. 2019. ANDRADE, LBP. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. BARBOSA, Ivone Garcia. Políticas para a Educação Infantil em Goiás: historicidade e implicações para a formação em pedagogia. 2018. Disponível em https://eventos.fe.ufg.br/up/248/o/4_BARBOSA__Ivone_Garcia.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2019. BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009. ______. Estatuto da criança e do adolescente (1990). Estatuto da criança e do adolescente: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, Lei n. 8.242, de 12 de outubro de 1991. – 3. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados. _____. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. ______. Lei 12.796 de 04 de abril de 2013. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. ______. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. GOLDEMBERG, José; LUCON, Oswaldo. Energia e meio ambiente no Brasil. Estud. av. 2007, vol.21, n. 59, pp.7-20. HADDAD, L. Políticas integradas de educação e cuidado infantil: desafios, armadilhas e possibilidades. Cadernos de Pesquisa (São Paulo), v.36, n.129, p.519-46, dez, 2006. HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004. JACOMÉ, Paloma da Silva. Criança e infância: uma construção histórica. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Pedagogia). Natal, 2018. OLIVEIRA, Zilma Ramos de Oliveira. O currículo na Educação Infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais? Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte: novembro de 2010. KUHLMANN JR. Moysés, M. Infância e educação Infantil: uma abordagem histórica. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. MOREIRA, E. M., VASCONCELLOS, K. E. L. Infância, infâncias: o ser criança em espaços socialmente distintos. Serviço Social & Sociedade (São Paulo), ano 24, n.76, p.165-80, nov. 2003. ROSEMBERG, Fúlvia. A criança pequena na agenda de políticas para a infância: representações e tensões. Disponível em <http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/A%20CRIAN%C3%87A%20PEQUENA%20NA%20AGENDA%20DE%20POL%C3%8DTICAS%20PARA%20A%20INF%C3%82NCIA%20%20F%C3%BAlvia%20Rosemberg.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2019. STEARNS, Peter N. A infância. (Coleção história mundial). Título original: Childhood in world history. [tradutora Mirna Pinsky]. São Paulo: Contexto, 2006. VIEIRA, Lívia Maria. F. A formação do profissional da Educação Infantil no Brasil no contexto da legislação, das políticas e da realidade do atendimento. Pro-Posições, Campinas, v. 10, n. 1 (28), p. 28-39, mar. 1999. WALLON, Henri. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Editorial Vega, 1975. ______. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Editorial Vega, 1979. ______. Do Ato ao Pensamento. Lisboa: Moraes, 1979. ______. As origens do pensamento na criança. Trad. Dores Sanches Pinheiros e Fernanda Alves Braga. São Paulo: Manole, 1986. ______. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1994. ______. A evolução psicológica da criança. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 1995. ______. A evolução psicológica da criança (Berliner, C., Trad). São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1941), 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Escola. Criança. Wallon. Infância.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PSICOLOGIA DA EDUCACAO:EDUCACAO INFANTILpt_BR
dc.titleO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA PERSPECTIVA DE HENRI WALLON: DA HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA À EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO IGOR 2020 - Repositório IF Goiano.pdf509,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.