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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
metadata.dc.creator: Souza, Maria José Xavier Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandão, Hilma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Gargioni, Ana Alice
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Viviane da
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como tema “A importância do professor para inclusão de alunos com deficiência no Ensino Regular”. Para tal, traz como objetivo refletir o percurso histórico e importância da inclusão no contexto educacional e social, assim como pensar a importância da formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. A hipótese norteadora desse artigo é a de que esse ideal pode ser alcançado pelo fortalecimento da relação família-escola-comunidade, organizando-se intencionalmente com o propósito de ofertar melhores condições para que os portadores de deficiência tenham qualidade de vida. Desenvolve-se a partir das seguintes indagações: O que já foi feito para a inclusão de alunos com deficiência no Brasil e o que ainda é necessário fazer para que de fato a escola possa atendê-los com melhor qualidade? O que é disponibilizado ao professor para lidar com cada especificidade do aluno em função de deficiências diversificadas? Para responder a esses questionamentos optamos pela pesquisa bibliográfica, que se dá por meio da leitura de autores como Guebert (2010), Pacheco (2007), Facion (2009), entre outros.
Abstract: This study has the theme "The importance of the teacher for the inclusion of students with disabilities in regular education". To this end, it aims to reflect the historical path and the importance of inclusion in the educational and social context, as well as thinking about the importance of teacher training for the inclusion of students with disabilities in regular education. The guiding hypothesis of this article is that this ideal can be achieved by strengthening the family-school-community relationship, intentionally organizing itself with the purpose of offering better conditions for the disabled to have quality of life. It develops from the following questions: What has already been done for the inclusion of students with disabilities in Brazil and what is still necessary to do so that the school can actually serve them with better quality? What is available to the teacher to deal with each student's specificity due to diverse disabilities? To answer these questions, we opted for bibliographic research, which occurs through the reading of authors such as Guebert (2010), Pacheco (2007), Facion (2009), among others.
Keywords: Formação de professores. Inclusão. Alunos com deficiência.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1397
Issue Date: 26-Aug-2020
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