Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee1Gargioni, Ana Alice-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9028996995085834pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Viviane da-
dc.creatorSouza, Maria José Xavier Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5083313576966815pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T12:41:22Z-
dc.date.available2020-08-26-
dc.date.available2020-10-01T12:41:22Z-
dc.date.issued2020-08-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1397-
dc.description.abstractThis study has the theme "The importance of the teacher for the inclusion of students with disabilities in regular education". To this end, it aims to reflect the historical path and the importance of inclusion in the educational and social context, as well as thinking about the importance of teacher training for the inclusion of students with disabilities in regular education. The guiding hypothesis of this article is that this ideal can be achieved by strengthening the family-school-community relationship, intentionally organizing itself with the purpose of offering better conditions for the disabled to have quality of life. It develops from the following questions: What has already been done for the inclusion of students with disabilities in Brazil and what is still necessary to do so that the school can actually serve them with better quality? What is available to the teacher to deal with each student's specificity due to diverse disabilities? To answer these questions, we opted for bibliographic research, which occurs through the reading of authors such as Guebert (2010), Pacheco (2007), Facion (2009), among others.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como tema “A importância do professor para inclusão de alunos com deficiência no Ensino Regular”. Para tal, traz como objetivo refletir o percurso histórico e importância da inclusão no contexto educacional e social, assim como pensar a importância da formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. A hipótese norteadora desse artigo é a de que esse ideal pode ser alcançado pelo fortalecimento da relação família-escola-comunidade, organizando-se intencionalmente com o propósito de ofertar melhores condições para que os portadores de deficiência tenham qualidade de vida. Desenvolve-se a partir das seguintes indagações: O que já foi feito para a inclusão de alunos com deficiência no Brasil e o que ainda é necessário fazer para que de fato a escola possa atendê-los com melhor qualidade? O que é disponibilizado ao professor para lidar com cada especificidade do aluno em função de deficiências diversificadas? Para responder a esses questionamentos optamos pela pesquisa bibliográfica, que se dá por meio da leitura de autores como Guebert (2010), Pacheco (2007), Facion (2009), entre outros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria José Xavier Nascimento Souza (2018112301630554@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-23T18:54:54Z No. of bitstreams: 1 Maria Jose- Artigo If.pdf: 598190 bytes, checksum: ce293676e084cd10f8c4a55a0615a8d5 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Maria José, Informamos que sua submissão foi rejeitada paraajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) nãofoi anexado à submissão. Tal documento deve constar,obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura oTermo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelosadministradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo deAutorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es) devem revisar aversão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessaversão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessaversão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2ºFolha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Atade defesa.  Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pelaplataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrarnovamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriaisde como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2020-09-23T23:08:22Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Maria José Xavier Nascimento Souza (2018112301630554@ifgoiano.edu.br) on 2020-10-01T01:19:19Z No. of bitstreams: 2 Maria Jose- Artigo If.pdf: 598190 bytes, checksum: ce293676e084cd10f8c4a55a0615a8d5 (MD5) requerimento.pdf: 117693 bytes, checksum: 00a3a6544f30e260c086f6b32157e418 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2020-10-01T12:39:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Maria Jose- Artigo If.pdf: 598190 bytes, checksum: ce293676e084cd10f8c4a55a0615a8d5 (MD5) requerimento.pdf: 117693 bytes, checksum: 00a3a6544f30e260c086f6b32157e418 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2020-10-01T12:40:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Maria Jose- Artigo If.pdf: 598190 bytes, checksum: ce293676e084cd10f8c4a55a0615a8d5 (MD5) requerimento.pdf: 117693 bytes, checksum: 00a3a6544f30e260c086f6b32157e418 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-01T12:41:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Maria Jose- Artigo If.pdf: 598190 bytes, checksum: ce293676e084cd10f8c4a55a0615a8d5 (MD5) requerimento.pdf: 117693 bytes, checksum: 00a3a6544f30e260c086f6b32157e418 (MD5) Previous issue date: 2020-08-26en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, M. I. Ações organizacionais e pedagógicas dos sistemas de ensino: políticas de inclusão? In: ROSA, D. E. G.; SOUZA, V. C. (Org.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira – LDB (nº 9.394/96, de a7 de dezembro de 2002, D.O.U, de 18 de dezembro de 2002). FACION, José Raimundo. Inclusão Escolar e suas Implicações. 2 ed. Ver. E atual – Curitiba: Ibpex, 2009. JACOBSEN, Priscila. Como Fazer uma revisão bibliográfica. Disponível em: https://www.ufrgs.br/blogdabc/como-fazer-uma-revisao-bibliografica-2/. Acesso em: 09/07/2020. MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Caminhos Pedagógicos da Inclusão. São Paulo. Edições Cientificas Mennon, 2001. MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil. História e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996. PACHECO, Jose et al. Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos). PIRES, J. Por uma ética de inclusão. In: MARTINS, L. A. R. et. al. (org). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192, acessado em 05/08/2020. SÁ, Elizabeth Dias. Inclusão Escolar. Dicionário do professor: sistema de ação pedagógica – educação inclusiva. <MG. Secretaria do Estado de Minas Gerais>, 2002. STAINBACK, Susan, STAINBACK, William. Inclusão: Um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999. UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. 1990. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf>. Acesso em: 06 set. 2016pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professores. Inclusão. Alunos com deficiência.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Jose- Artigo If.pdf584,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
requerimento.pdf114,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.