Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1395
Tipo: Dissertação
Título: PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS PARA UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL
Autor(es): Silva, Kellen
Primeiro Orientador: Fernandes, Juliana
Resumo: A leitura é uma prática integradora, capaz de transformar a sociedade. Assim, o hábito de ler pode promover o desenvolvimento crítico, ampliando, no indivíduo, a capacidade de reconhecer as várias vozes que ecoam no debate social. Porém, pode-se observar, por meio de pesquisas e resultados que avaliam as habilidades de leitura, nas escolas brasileiras, que a grande maioria dos estudantes encontram dificuldades em interpretarem o que leem. Torna-se, portanto, fundamental incentivar, no âmbito escolar, a prática de leitura para a conquista de uma formação omnilateral que seja capaz de promover a emancipação humana. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo propor estratégias metodológicas de leitura, a partir das vozes de estudantes e professores. Optamos por realizar esta pesquisa com os estudantes do 2º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de três campi do Instituto Federal Goiano (Ipameri, Morrinhos e Trindade) e os professores das respectivas turmas. Esta pesquisa constitui-se em uma abordagem mista (quali-quantitativa) do tipo estudo de caso e terá como base empírica questionários. As reflexões foram aportadas, teoricamente, em documentos oficiais e pesquisadores como Brito (2012), Ferrarezi (2017), Freire (1997), Kleiman (2016), Koch e Elias (2015), Santos, Riche e Teixeira (2018), Solé (2012), Machado (2011), dentre outros. Todos os princípios éticos quanto à pesquisa com seres humanos foram respeitados, de acordo com a Resolução nº 466/12. Após a análise dos resultados, percebemos que grande parte dos estudantes não possuem hábito de leitura, apresentando dificuldades na compreensão leitora. Resultados que indicam a necessidade de ações que possam, efetivamente, contribuir com a formação de leitores autônomos, capazes de compreender e interpretar de forma proficiente os textos, que circulam no meio em que vivemos. Assim, na tentativa de auxiliar a prática de leitura, desenvolvemos o produto educacional Estratégias de Leitura: um guia pedagógico, aplicado e aprovado, junto ao público-alvo.
Abstract: Reading is an integrative practice, capable of transforming society. In this sense, the habit of reading can promote critical development, expanding, in the individual, the ability to recognize the countless voices that echo in the social debate. However, it can be observed, through research and results that assess reading skills, in Brazilian schools, that the vast majority of students find it difficult to interpret what they read. Therefore, it is essential to encourage, in schools, the practice of reading to conquer omnilateral training that is able to promote human emancipation. From this perspective, this study aims to propose methodological reading strategies, based on the voices of students and teachers. We chose to carry out this research with the students of the 2nd year of Technical Courses Integrated to High School from three campuses of the Federal Institute of Goiás (Ipameri, Morrinhos and Trindade) and the teachers of the respective classerooms. This research is a mixed (qualitative and quantitative) in the form of a case study approach and will be based on empirical questionnaires. The reflections were theoretically based on official documents and researchers such as Brito (2012), Ferrarezi (2017), Freire (1997), Kleiman (2016), Koch and Elias (2015), Santos, Riche and Teixeira (2018), Solé (2012), Machado (2011), among others. All ethical principles regarding research with human beings were respected, according to Resolution No. 466/12. After analyzing the results, we noticed that most students do not have a reading habit, presenting difficulties in reading comprehension. These results indicate the need for actions that can effectively contribute to the formation of autonomous readers, capable of understanding and interpreting in a proficient way the texts, which circulate in the environment where we live. Therefore, in an attempt to assist the practice of reading, we developed the educational product Reading Strategies: a pedagogical guide, applied to the target audience and approved by them.
Palavras-chave: Leitura. Interpretação. Formação Omnilateral. Ensino Médio Integrado. Estratégias Metodológicas.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1395
Data do documento: 20-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL KELLEN.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons