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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS A PARTIR DE UM OLHAR SOBRE UM PROJETO DE REUSO DA AGUA DA ESCOLA MUNICIPAL DEMOSTENES CRISTINO, EM IPAMERI - GOIAS
Autor(es): Pereira, Denise
Primeiro Orientador: Brandão, Hilma
Primeiro Membro da Banca: OLiveira, Katia
Segundo Membro da Banca: Alves, Ivan
Resumo: O texto seguinte tem como proposta analisar o papel da escola na conscientização dos alunos e comunidade escolar em relação à importância do desenvolvimento de práticas educativas que partam de propostas pedagógicas oriundas de uma problematização do meio no qual o aluno está inserido e que objetivem a mudança de hábitos e conscientização dos alunos, rompendo com o projeto de educação tradicional e excludente do sistema neoliberal. Parte-se de um problema que se apresenta a nós: Como a escola e os professores, inseridos neste contexto, podem criar alternativas que consigam romper com essa lógica do capital? A escolha pela Escola Municipal Demóstenes Cristino como espaço de observação deu-se por possuir um Projeto de Reuso da Água, que pela economia gerada, ganhou destaque nos meios jornalísticos da região, além de considerar que este projeto pode ser exemplificado como resultado de uma problemática de cidades goianas que sofrem com o desabastecimento de água potável, por escassez desse recurso, mostrando aos alunos e a comunidade escolar a importânica do não desperdício da água, o que pode resultar no consumo racional de água. Para nós a importância do projeto se dá por demonstrar uma forma inovadora de produzir conhecimento científico, com demonstração de habilidades para analisar e explicar criticamente problemas diversos, o que só ocorre quando os alunos se sentem aptos a participar de fato destes projetos, deixando para trás essa perspectiva de ensino imposta tradicionalmente. Optou-se por utilizar a pesquisa quanti/qualitativa, utilizando como técnica a observação, a partir das considerações de Minayo (1994) e NETO (1994). A pesquisa se sustentou, ainda, em autores como Freire (1997) (2000), Mészáros (2008), Melo et al (2014), Gonçalves et al (2005), Oliveira (2013), entre outros.
Abstract: The following text proposes to analyze the role of the school in the awareness of students and the school community in relation to the importance of developing educational practices that start from pedagogical proposals arising from a problematization of the environment in which the student is inserted and that aim to change habits and awareness of students, breaking with the traditional and exclusive education project of the neoliberal system. It starts with a problem that presents itself to us: How can the school and the teachers, inserted in this context, create alternatives that can break with this logic of capital? The choice of the Demóstenes Cristino Municipal School as an observation space was due to its Water Reuse Project, which, due to the economy generated, gained prominence in the region's journalistic media, in addition to considering that this project can be exemplified as a result of a problem of cities in Goiás that suffer from a shortage of drinking water, due to the scarcity of this resource, showing students and the school community the importance of not wasting water, which can result in rational water consumption. For us the importance of the project is given by demonstrating an innovative way of producing scientific knowledge, with demonstration of skills to analyze and critically explain different problems, which only occurs when students feel able to actually participate in these projects, leaving behind this teaching perspective imposed traditionally. We chose to use quantitative / qualitative research, using observation as a technique, based on the considerations of Minayo (1994) and NETO (1994). The research was also supported by authors such as Freire (1997) (2000), Mészáros (2008), Melo et al (2014), Gonçalves et al (2005), Oliveira (2013), among others.
Palavras-chave: Educação; Conscientização Ambiental; Aluno
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1393
Data do documento: 13-Ago-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

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