Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee1OLiveira, Katia-
dc.contributor.referee2Alves, Ivan-
dc.creatorPereira, Denise-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0102812275508184pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-30T14:24:50Z-
dc.date.available2020-09-30-
dc.date.available2020-09-30T14:24:50Z-
dc.date.issued2020-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1393-
dc.description.abstractThe following text proposes to analyze the role of the school in the awareness of students and the school community in relation to the importance of developing educational practices that start from pedagogical proposals arising from a problematization of the environment in which the student is inserted and that aim to change habits and awareness of students, breaking with the traditional and exclusive education project of the neoliberal system. It starts with a problem that presents itself to us: How can the school and the teachers, inserted in this context, create alternatives that can break with this logic of capital? The choice of the Demóstenes Cristino Municipal School as an observation space was due to its Water Reuse Project, which, due to the economy generated, gained prominence in the region's journalistic media, in addition to considering that this project can be exemplified as a result of a problem of cities in Goiás that suffer from a shortage of drinking water, due to the scarcity of this resource, showing students and the school community the importance of not wasting water, which can result in rational water consumption. For us the importance of the project is given by demonstrating an innovative way of producing scientific knowledge, with demonstration of skills to analyze and critically explain different problems, which only occurs when students feel able to actually participate in these projects, leaving behind this teaching perspective imposed traditionally. We chose to use quantitative / qualitative research, using observation as a technique, based on the considerations of Minayo (1994) and NETO (1994). The research was also supported by authors such as Freire (1997) (2000), Mészáros (2008), Melo et al (2014), Gonçalves et al (2005), Oliveira (2013), among others.pt_BR
dc.description.resumoO texto seguinte tem como proposta analisar o papel da escola na conscientização dos alunos e comunidade escolar em relação à importância do desenvolvimento de práticas educativas que partam de propostas pedagógicas oriundas de uma problematização do meio no qual o aluno está inserido e que objetivem a mudança de hábitos e conscientização dos alunos, rompendo com o projeto de educação tradicional e excludente do sistema neoliberal. Parte-se de um problema que se apresenta a nós: Como a escola e os professores, inseridos neste contexto, podem criar alternativas que consigam romper com essa lógica do capital? A escolha pela Escola Municipal Demóstenes Cristino como espaço de observação deu-se por possuir um Projeto de Reuso da Água, que pela economia gerada, ganhou destaque nos meios jornalísticos da região, além de considerar que este projeto pode ser exemplificado como resultado de uma problemática de cidades goianas que sofrem com o desabastecimento de água potável, por escassez desse recurso, mostrando aos alunos e a comunidade escolar a importânica do não desperdício da água, o que pode resultar no consumo racional de água. Para nós a importância do projeto se dá por demonstrar uma forma inovadora de produzir conhecimento científico, com demonstração de habilidades para analisar e explicar criticamente problemas diversos, o que só ocorre quando os alunos se sentem aptos a participar de fato destes projetos, deixando para trás essa perspectiva de ensino imposta tradicionalmente. Optou-se por utilizar a pesquisa quanti/qualitativa, utilizando como técnica a observação, a partir das considerações de Minayo (1994) e NETO (1994). A pesquisa se sustentou, ainda, em autores como Freire (1997) (2000), Mészáros (2008), Melo et al (2014), Gonçalves et al (2005), Oliveira (2013), entre outros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Denise de Souza Pereira (denise.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-09-30T14:19:03Z No. of bitstreams: 2 requerimento final.pdf: 452614 bytes, checksum: 992dbbf8cebe4f624629160dba940391 (MD5) versao final tcc.pdf: 263535 bytes, checksum: c695d778cae033be59863dd23f74a71d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-30T14:21:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 requerimento final.pdf: 452614 bytes, checksum: 992dbbf8cebe4f624629160dba940391 (MD5) versao final tcc.pdf: 263535 bytes, checksum: c695d778cae033be59863dd23f74a71d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-30T14:23:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 requerimento final.pdf: 452614 bytes, checksum: 992dbbf8cebe4f624629160dba940391 (MD5) versao final tcc.pdf: 263535 bytes, checksum: c695d778cae033be59863dd23f74a71d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-30T14:24:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 requerimento final.pdf: 452614 bytes, checksum: 992dbbf8cebe4f624629160dba940391 (MD5) versao final tcc.pdf: 263535 bytes, checksum: c695d778cae033be59863dd23f74a71d (MD5) Previous issue date: 2020-08-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA). Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil. Brasília, DF. 2013. "A Água no Planeta" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Disponível em <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/> acesso em 12/09/2018. ANDRÉ, D.S.; MACEDO, D.; ESTENDER, A.C. (s.d.). Conservação e Uso Racional da Água: Novos hábitos para evitar a escassez dos recursos hídricos e para a continuidade do bem finito: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/152213.pdf>. Acessado em 14/07/2020. CACHAPUZ, A. F. Do ensino das ciências: seis ideias que aprendi. In: CARVALHO, A. M. P.; CACHAPUZ, A. F.; GIL-PÉREZ, D. (Orgs.). O ensino das ciências como compromisso científico e social. São Paulo: Cortez, 2012. CARVALHO, M. T. C. Caracterização quali-quantitativa da água da condensadora de aparelhos de ar condicionado. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Cuiabá, MT, 2013. Disponível em: <https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2012/IX-002.pdf>. Acesso em: 18/05/2020. CHEUNG, P. B.; KIPERSTOK, A.; COHIM, E.; ALVES, W.C.; PHILIPPI, L.S.; ZANELLA, L.; ABEN.; GOMES, H.P.; SILVA, B.C.; PERTEL, M.; GONÇALVES, R.F. Consumo de água. In: GONÇALVES, R. F.(Coord.). Uso Racional de Água e Energia: conservação de água e energia em sistemas prediais de abastecimento de água. Vitória: ABES-PROSAB, 350 p., 2009. FREIRE, PAULO. Pedagogia do Oprimido. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. FREIRE, PAULO. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991. GONÇALVES, O.; ILHA, M.; AMORIM, S.; PEDROSO, L. Indicadores de uso racional de água para escolas de ensino fundamental e médio. Ambiente Construído, Porto Alegre, v.5, n.3, p.35-48, jul/set, 2005. MELO, N. A.; SALLA, M. R.; OLIVEIRA, F. R. G. de; FRASSON, V. M. Consumo de água e percepção dos usuários sobre o uso racional de água em escolas estaduais do triângulo mineiro. Ciência & Engenharia, jul-dez, 2014. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 1994, p.09- 29. MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. NETO, Otávio Cruz. O Trabalho de Campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 1994, p. 51-66. OLIVEIRA, F. R. G. de. Consumo de água e percepção dos usuários para o uso racional da água em escolas estaduais de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2013. Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Água (PNCDA). Documento Técnico de Apoio nº A5: Planos Regionais e Locais de Combate ao Desperdício de Água - Diretrizes. Brasília, DF. 2003.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação; Conscientização Ambiental; Alunopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS A PARTIR DE UM OLHAR SOBRE UM PROJETO DE REUSO DA AGUA DA ESCOLA MUNICIPAL DEMOSTENES CRISTINO, EM IPAMERI - GOIASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCAE_Denise de Souza Pereira.pdf442,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
mon_esp_Denise de Souza Pereira.pdf257,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.