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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
Autor(es): Oliveira, Aline Carneiro de
Primeiro Orientador: Brandão, Hilma Aparecida
Resumo: O artigo apresentado está vinculado ao Programa de Pós-Graduação lato sensu, em Docência do Ensino Superior, do Instituto Federal Goiano, Campus Avançado Ipameri. Tem como proposta discorrer sobre o Ensino Superior no Brasil, perpassando por diversos contextos históricos do período colonial aos dias atuais, permeados por relações políticas e sociais. Trata-se de uma pesquisa de revisão de bibliográfica, ancorada em artigos científicos, leis, livros e dados estatísticos. O suporte teórico contou com as contribuições de Durham (2009), Neves (2012), Flores (2017), Reale Júnior (2013-2014) dentre outros. Com o estudo, pode-se concluir que a trajetória histórica da educação superior no Brasil foi caracterizada por avanços e retrocessos que conduziram a um processo marcado por dificuldades que privilegiou às elites, em detrimento das camadas sociais menos favorecidas. Mesmo diante de sensíveis sinalizações favoráveis nas últimas décadas, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/1996), e a Lei de Cotas (Lei n.º 12.711/2012), o Ensino Superior precisa de políticas públicas efetivas que promovam avanços em diversos aspectos, dentre eles a formação dos professores, melhores condições salariais e, sobretudo, investimentos na formação básica para que os alunos de escolas públicas tenham condições de ingressar e permanecer no Ensino Superior, contribuindo para a democratização da educação no país.
Abstract: The presented article it’s linked to the Post-Graduation Program lato sensu, in Higher Education Teaching, from the Federal Goiano Institute, Ipameri Advanced Campus. The proposal is to discuss the Higher Education in Brazil, going through several historical contexts from the colonial period to the present day, permeated by political and social relations. This is a bibliographic review research, anchored in scientific articles, laws, books and statistical data. Theoretical support had the contributions of Durham (2009), Neves (2012), Flores (2017), Reale Junior (2013-2014) among others. With the study, it can be concluded that the historical trajectory of higher education in Brazil was characterized by advances and setbacks that led to a process marked by difficulties that favored the elites, to the detriment of the less favored social layers. Even in the face of sensitive favorable signs in recent decades, such as the Law of Directives and Bases of Education (Law No. 9.394/1996), and the Law of Quotas (Law No. 12.711/2012), the Higher Education needs effective public policies that promote advances in several aspects, among them teacher training, better salary conditions and, above all, investments in basic education so that public school students are able to enter and remain in Higher Education, contributing to the democratization of education in the country.
Palavras-chave: Ensino Superior
História
Origem
Qualidade.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1380
Data do documento: 14-Ago-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

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