Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1380
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756135U3&tokenCaptchar=03AGdBq27WHAzZIwYV45w6jO2btTwg1PdxK6wxN4sRAldig3lGrFCqFXuOI3JXv6sITzWcu5s2zy69cvGiO4XsA42jVLFQLkp7GheLeLxn-1iKPNfI9NzcVnUSqEPNcRwhnnGOVpYjPeYpx-uqyE8HjjK0iogIouB7tl6b4xkFUXiA3Bl8Y8Ty9wcMdXALbaj_PUM7NmaMV-GfHp6w1PhVO5iMBlz7YV2NQ1locILLBtoOJBGwzJKyLufSytMyfwiAZRVjFOke6Z9Mrxj1R_TxDeFjcJFSpwJUPpQy_NbIcku_HJSOKlOgxTKjzAdzoEFNatxpT8Tw1bfuABiM9fvLZXLbY84jzmspBrxAwOqZFtN-RDIPY9xina6fZqodGcY11XDkQxrKAwQ4Hh1yzv4lAzYRjaPdcpSSTQpt_BR
dc.creatorOliveira, Aline Carneiro de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2754606D7&tokenCaptchar=03AGdBq256J1myxe6N043_IFJJQvW0VBh0gwzafzqEN_cefT4DIuOsGZQ3JjgN0cvMt8ddREn6CKfJj8rf7EfS64CMsbi_3EfccZamsIBu_EwTYCrBaVtb6lsPAU6eSrCe3M7jlWJsYryRkwa4DttvLmcfIWz_mnnCUhtbrf_5R1e0zA0JpKVx_dRtsazmgctT5eGbSakt_Zjx_B4ulnW5YibsN4XmK9gd1ebXkx64aPk4OJNi5YFOjsZieb1qQ5tWOPPz7HrbqxwxFRhlNDcTpzCuvEq68yH7d2umgCttxlH2MusLff3huEEZ47AeJxLHKQZD5JjPQuMbnuiYURcXtXltjbexm0cae-2GnK238JHcMHf89k6ZGv2Zkwu_yOdWf51Qlfs7jJwDLQnQSkVbap3S8MPjcGsrdQpt_BR
dc.date.accessioned2020-09-18T00:08:55Z-
dc.date.available2020-08-31-
dc.date.available2020-09-18T00:08:55Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1380-
dc.description.abstractThe presented article it’s linked to the Post-Graduation Program lato sensu, in Higher Education Teaching, from the Federal Goiano Institute, Ipameri Advanced Campus. The proposal is to discuss the Higher Education in Brazil, going through several historical contexts from the colonial period to the present day, permeated by political and social relations. This is a bibliographic review research, anchored in scientific articles, laws, books and statistical data. Theoretical support had the contributions of Durham (2009), Neves (2012), Flores (2017), Reale Junior (2013-2014) among others. With the study, it can be concluded that the historical trajectory of higher education in Brazil was characterized by advances and setbacks that led to a process marked by difficulties that favored the elites, to the detriment of the less favored social layers. Even in the face of sensitive favorable signs in recent decades, such as the Law of Directives and Bases of Education (Law No. 9.394/1996), and the Law of Quotas (Law No. 12.711/2012), the Higher Education needs effective public policies that promote advances in several aspects, among them teacher training, better salary conditions and, above all, investments in basic education so that public school students are able to enter and remain in Higher Education, contributing to the democratization of education in the country.pt_BR
dc.description.resumoO artigo apresentado está vinculado ao Programa de Pós-Graduação lato sensu, em Docência do Ensino Superior, do Instituto Federal Goiano, Campus Avançado Ipameri. Tem como proposta discorrer sobre o Ensino Superior no Brasil, perpassando por diversos contextos históricos do período colonial aos dias atuais, permeados por relações políticas e sociais. Trata-se de uma pesquisa de revisão de bibliográfica, ancorada em artigos científicos, leis, livros e dados estatísticos. O suporte teórico contou com as contribuições de Durham (2009), Neves (2012), Flores (2017), Reale Júnior (2013-2014) dentre outros. Com o estudo, pode-se concluir que a trajetória histórica da educação superior no Brasil foi caracterizada por avanços e retrocessos que conduziram a um processo marcado por dificuldades que privilegiou às elites, em detrimento das camadas sociais menos favorecidas. Mesmo diante de sensíveis sinalizações favoráveis nas últimas décadas, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/1996), e a Lei de Cotas (Lei n.º 12.711/2012), o Ensino Superior precisa de políticas públicas efetivas que promovam avanços em diversos aspectos, dentre eles a formação dos professores, melhores condições salariais e, sobretudo, investimentos na formação básica para que os alunos de escolas públicas tenham condições de ingressar e permanecer no Ensino Superior, contribuindo para a democratização da educação no país.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Carneiro de Oliveira (2018112301630015@ifgoiano.edu.br) on 2020-08-31T01:19:37Z No. of bitstreams: 1 TCC - ALINE com correções banca.pdf: 203315 bytes, checksum: 3a1f24a93988c313f92680b162f09253 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br), reason: Submissão já enviada e precisa de ajustes. Favor Não enviar a submissão em duplicidade. on 2020-08-31T21:41:41Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Carneiro de Oliveira (2018112301630015@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-17T22:41:56Z No. of bitstreams: 1 TCC - ALINE-convertido.pdf: 556988 bytes, checksum: 406ae38043bf0e4ed6959b7cdc579f94 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-18T00:03:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ALINE-convertido.pdf: 556988 bytes, checksum: 406ae38043bf0e4ed6959b7cdc579f94 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-09-18T00:05:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ALINE-convertido.pdf: 556988 bytes, checksum: 406ae38043bf0e4ed6959b7cdc579f94 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-18T00:08:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ALINE-convertido.pdf: 556988 bytes, checksum: 406ae38043bf0e4ed6959b7cdc579f94 (MD5) Previous issue date: 2020-08-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectOrigempt_BR
dc.subjectQualidade.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Aline Carneiro de Oliveira.pdftcc - tcae - ata / sem a ficha catalográfica devido a problema no sistema543,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.